Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58779
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Linhas retas futuristas, Aldo Palazzeschi e o mundo circular |
Other Titles: | Inee rette futuriste, Aldo Palazzeschi e il mondo circolare |
Authors: | Santiago, Eric da Silva |
Keywords: | Aldo Palazzeschi;Cidade;Cômico;La passegiata;Città |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Revista Entrelaces |
Citation: | SANTIAGO, Eric da Silva. Linhas retas futuristas, Aldo Palazzeschi e o mundo circular. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 11, n. 23, p. 355-370, jan./mar. 2021. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente artigo visa apresentar uma das relações entre a poética palazzeschiana e o espaço na poesia futurista La passegiata, publicada pela primeira vez em 1913. Aldo Palazzeschi foi um autor italiano que atuou em grande parte do século XX, mas que ficou conhecido principalmente como um dos expoentes do movimento futurista. A relação entre a produção artística futurista e o espaço é notável, seja na escrita de Filippo Tommaso Marinetti (1876 – 1944) ou na pintura de Umberto Boccioni (1882 – 1916), por exemplo. Poder-se-ia dizer até mesmo que o espaço é um tema central para este movimento, assim sendo, buscaremos apresentar também de que maneiras Palazzeschi se difere na sua relação com o espaço e como a comicidade idealizada pelo próprio poeta florentino interfere diretamente nessa dinâmica. Serão utilizados para tal análise o princípio do olhar cômico de Pereira (2017), as noções de paisagem discutidas por Collot (2013) e Dalla Bona (2017) e as considerações acerca da escrita palazzeschiana de Pugliese (2012) e Tellini (2017). |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58779 |
ISSN: | 2596-2817 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021_art_essantiago.pdf | 895,41 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.