Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58779
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Linhas retas futuristas, Aldo Palazzeschi e o mundo circular
Título(s) alternativo(s): Inee rette futuriste, Aldo Palazzeschi e il mondo circolare
Autor(es): Santiago, Eric da Silva
Palavras-chave: Aldo Palazzeschi;Cidade;Cômico;La passegiata;Città
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrelaces
Citação: SANTIAGO, Eric da Silva. Linhas retas futuristas, Aldo Palazzeschi e o mundo circular. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 11, n. 23, p. 355-370, jan./mar. 2021.
Resumo: O presente artigo visa apresentar uma das relações entre a poética palazzeschiana e o espaço na poesia futurista La passegiata, publicada pela primeira vez em 1913. Aldo Palazzeschi foi um autor italiano que atuou em grande parte do século XX, mas que ficou conhecido principalmente como um dos expoentes do movimento futurista. A relação entre a produção artística futurista e o espaço é notável, seja na escrita de Filippo Tommaso Marinetti (1876 – 1944) ou na pintura de Umberto Boccioni (1882 – 1916), por exemplo. Poder-se-ia dizer até mesmo que o espaço é um tema central para este movimento, assim sendo, buscaremos apresentar também de que maneiras Palazzeschi se difere na sua relação com o espaço e como a comicidade idealizada pelo próprio poeta florentino interfere diretamente nessa dinâmica. Serão utilizados para tal análise o princípio do olhar cômico de Pereira (2017), as noções de paisagem discutidas por Collot (2013) e Dalla Bona (2017) e as considerações acerca da escrita palazzeschiana de Pugliese (2012) e Tellini (2017).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58779
ISSN: 2596-2817
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_essantiago.pdf895,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.