Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58770
Tipo: Resumo
Título : Iniciação à docência em disciplinas da área de processamento mineral
Autor : Vasconcelos, Domingos Sávio Oliveira Timbó
Ramos, Kennedy da Silva
Cota, Tiany Guedes
Palabras clave : Iniciação à docência;Processamento mineral;Ensino remoto
Fecha de publicación : 2020
Editorial : Universidade Federal do Ceará - Campus Crateús
Citación : VASCONCELOS, Domingos Sávio Oliveira Timbó; RAMOS, Kennedy da Silva; COTA, Tiany Guedes. Iniciação à docência em disciplinas da área de processamento mineral. Anais... Encontros Universitários da UFC em Crateús, Crateús, p. 142, 2020.
Resumen en portugués brasileño: O processamento mineral é uma importante fase da mineração, sendo definido como um conjunto de operações que buscam transformar o minério extraído em um produto adequado para utilização como matéria-prima em diferentes setores industriais. Esta adequação baseia-se na retirada de impurezas do minério, atendendo a critérios econômicos e parâmetros exigidos pelo mercado. Desta forma, o estudo das operações que estão ligadas a esta área é de grande relevância no âmbito do curso de Engenharia de Minas. O presente trabalho teve como objetivo estudar os resultados das ações realizadas durante o semestre letivo 2020.1 na monitoria da disciplina de Caracterização Tecnológica dos Minérios, que integra o projeto do Programa de Iniciação à Docência nas disciplinas da área de processamento mineral. O planejamento inicial da monitoria consistiu na revisão bibliográfica do conteúdo da disciplina, pesquisa e elaboração de exercícios, preparação dos roteiros das aulas práticas e atendimento aos alunos. Devido às restrições impostas pela pandemia do coronavírus, as atividades de atendimento aos alunos foram adaptadas e realizadas por meio de vídeos, webconferências e troca de mensagens via WhatsApp. Os vídeos foram utilizados durante a parte introdutória da disciplina e disponibilizados através do YouTube, com a explicação de conceitos importantes e revisão do conteúdo iniciado antes da paralisação das aulas presenciais. Ao decorrer da disciplina, foram realizadas webconferências para resolução de exercícios e explicações de conteúdos de maior nível de dificuldade. Já o WhatsApp, foi um canal de comunicação frequentemente utilizado para avisos e esclarecimento de dúvidas dos alunos. A sistematização dos resultados das ações realizadas foi feita por meio de um formulário virtual, que avaliou a qualidade dos vídeos, a metodologia adotada, a organização das aulas práticas, e aspectos gerais da monitoria e da disciplina. Obteve-se bons resultados em todos os quesitos avaliados, podendo-se destacar a maioria de respostas positivas quanto à metodologia utilizada na monitoria, e quanto ao fortalecimento do conhecimento em razão das atividades desenvolvidas. Em relação aos roteiros elaborados, a turma os considerou úteis na organização das aulas práticas. Também foi possível identificar as principais dificuldades encontradas pelos alunos na disciplina, sendo “interpretação de tabelas e gráficos” a dificuldade mais apontada. O período de atividades remotas trouxe muitos desafios aos discentes, e o exercício da monitoria, um instrumento de facilitação do aprendizado, mostrou-se ainda mais importante neste contexto. Os resultados foram levados em consideração no desenvolvimento de ações para a disciplina de Processamento Mineral I, que também faz parte do projeto e está em curso no semestre letivo 2020.2. Para a continuidade do projeto, pretende-se aperfeiçoar os métodos didáticos e sua organização, além de intensificar a atuação nos pontos de dificuldade identificados.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58770
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: EUCRATEÚS - PPE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2020_resumo_eve_dsotvasconcelos.pdf134,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.