Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58731
Type: Relatório
Title: Diagnóstico - Estado de conservação da obra Cidade em Festa
Authors: Moreira Chaves, Roberto
Costa, Pedro Eymar Barbosa
Keywords: Relatórios técnicos;Diagnóstico de Conservação e Restauro;Arte brasileira;Pintura brasileira;Pintura abstrata;Bandeira, Antonio,1922-1967
Issue Date: 2015
Publisher: Memorial da UFC
Abstract in Brazilian Portuguese: As primeiras referências documentais sobre a criação do tríptico “Cidade em Festa” datam do ano de 1960. O Boletim n.12 (janeiro/fevereiro de 1960) da Universidade Federal do Ceará descreve a visita de Bandeira à UFC referindo-se, na página 12, ao fato de Bandeira ter sido convidado pela Universidade do Ceará “para pintar o mural do novo edifício que forma o conjunto da Faculdade de Direito”. Em uma correspondência, postada no Rio de Janeiro, endereçada ao Reitor Martins Filho, com data de 28 de agosto de 1960, Bandeira faz referência a uma próxima visita a Fortaleza quando, entre outros assuntos, tratará da realização de um painel que intitula painel da Faculdade. Em entrevista a Raimundo Girão (Clã 19, 1960, p. 47) Bandeira refere-se à execução de um painel para a Faculdade de Direito, descrevendo-o como “uma pintura decorativa, explorando um tema relacionado com o direito, a liberdade, porém sem esquecer – é claro – o lado arquitetônico da obra, que considero importantíssimo. Será uma pintura funcional”. Realizada em 1961, num ateliê improvisado no Museu de Arte da UFC, a obra foi exibida (pela primeira vez) no Museu de Arte Moderna da Bahia, em 1963, na mostra “Oito Artistas do Mauc”. Apesar de ter sido encomendado e concebido para figurar nas instalações da Faculdade de Direito, o tríptico Cidade em Festa passou a integrar, desde a sua criação, o acervo do Museu de Arte da Universidade, compondo a coleção de 40 trabalhos do acervo da UFC.
Abstract: The first documentary references on the creation of the triptych “Cidade em Festa” date back to 1960. Bulletin n.12 (January/February 1960) of the Federal University of Ceará describes Bandeira's visit to the UFC, referring to it on the page 12, to the fact that Bandeira was invited by the University of Ceará “to paint the mural of the new building that makes up the Faculty of Law as a whole”. In a correspondence, posted in Rio de Janeiro, addressed to Rector Martins Filho, dated August 28, 1960, Bandeira refers to an upcoming visit to Fortaleza when, among other matters, he will discuss the holding of a panel entitled panel of College. In an interview with Raimundo Girão (Clã 19, 1960, p. 47) Bandeira refers to the execution of a panel for the Faculty of Law, describing it as “a decorative painting, exploring a theme related to law, freedom, but without forgetting – of course – the architectural side of the work, which I consider extremely important. It will be a functional painting”. Made in 1961, in an improvised studio at the UFC Museum of Art, the work was exhibited (for the first time) at the Museum of Modern Art of Bahia, in 1963, in the exhibition “Oito Artistas do Mauc”. Despite having been commissioned and conceived to appear on the premises of the Faculty of Law, the triptych Cidade em Festa has been part of the University's Museum of Art collection since its creation, making up the collection of 40 works from the UFC's collection.
Description: Obra de Antonio Bandeira (1922-1967) - Óleo sobre Tela.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58731
Appears in Collections:MEMORIAL - Relatórios

Files in This Item:
File SizeFormat 
2015_UFC_MEMORIAL_Estudo_Diagnostico_Obra Cidade em Festa.pdf3,25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.