Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58731
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoreira Chaves, Roberto-
dc.contributor.authorCosta, Pedro Eymar Barbosa-
dc.date.accessioned2021-05-31T16:16:50Z-
dc.date.available2021-05-31T16:16:50Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58731-
dc.descriptionObra de Antonio Bandeira (1922-1967) - Óleo sobre Tela.pt_BR
dc.description.abstractThe first documentary references on the creation of the triptych “Cidade em Festa” date back to 1960. Bulletin n.12 (January/February 1960) of the Federal University of Ceará describes Bandeira's visit to the UFC, referring to it on the page 12, to the fact that Bandeira was invited by the University of Ceará “to paint the mural of the new building that makes up the Faculty of Law as a whole”. In a correspondence, posted in Rio de Janeiro, addressed to Rector Martins Filho, dated August 28, 1960, Bandeira refers to an upcoming visit to Fortaleza when, among other matters, he will discuss the holding of a panel entitled panel of College. In an interview with Raimundo Girão (Clã 19, 1960, p. 47) Bandeira refers to the execution of a panel for the Faculty of Law, describing it as “a decorative painting, exploring a theme related to law, freedom, but without forgetting – of course – the architectural side of the work, which I consider extremely important. It will be a functional painting”. Made in 1961, in an improvised studio at the UFC Museum of Art, the work was exhibited (for the first time) at the Museum of Modern Art of Bahia, in 1963, in the exhibition “Oito Artistas do Mauc”. Despite having been commissioned and conceived to appear on the premises of the Faculty of Law, the triptych Cidade em Festa has been part of the University's Museum of Art collection since its creation, making up the collection of 40 works from the UFC's collection.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherMemorial da UFCpt_BR
dc.subjectRelatórios técnicospt_BR
dc.subjectDiagnóstico de Conservação e Restauropt_BR
dc.subjectArte brasileirapt_BR
dc.subjectPintura brasileirapt_BR
dc.subjectPintura abstratapt_BR
dc.subjectBandeira, Antonio,1922-1967pt_BR
dc.titleDiagnóstico - Estado de conservação da obra Cidade em Festapt_BR
dc.typeRelatóriopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs primeiras referências documentais sobre a criação do tríptico “Cidade em Festa” datam do ano de 1960. O Boletim n.12 (janeiro/fevereiro de 1960) da Universidade Federal do Ceará descreve a visita de Bandeira à UFC referindo-se, na página 12, ao fato de Bandeira ter sido convidado pela Universidade do Ceará “para pintar o mural do novo edifício que forma o conjunto da Faculdade de Direito”. Em uma correspondência, postada no Rio de Janeiro, endereçada ao Reitor Martins Filho, com data de 28 de agosto de 1960, Bandeira faz referência a uma próxima visita a Fortaleza quando, entre outros assuntos, tratará da realização de um painel que intitula painel da Faculdade. Em entrevista a Raimundo Girão (Clã 19, 1960, p. 47) Bandeira refere-se à execução de um painel para a Faculdade de Direito, descrevendo-o como “uma pintura decorativa, explorando um tema relacionado com o direito, a liberdade, porém sem esquecer – é claro – o lado arquitetônico da obra, que considero importantíssimo. Será uma pintura funcional”. Realizada em 1961, num ateliê improvisado no Museu de Arte da UFC, a obra foi exibida (pela primeira vez) no Museu de Arte Moderna da Bahia, em 1963, na mostra “Oito Artistas do Mauc”. Apesar de ter sido encomendado e concebido para figurar nas instalações da Faculdade de Direito, o tríptico Cidade em Festa passou a integrar, desde a sua criação, o acervo do Museu de Arte da Universidade, compondo a coleção de 40 trabalhos do acervo da UFC.pt_BR
Aparece nas coleções:MEMORIAL - Relatórios

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
2015_UFC_MEMORIAL_Estudo_Diagnostico_Obra Cidade em Festa.pdf3,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.