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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Avaliação do efeito de ligantes asfálticos modificados na resistência à deformação permanente de misturas asfálticas densas
Autor(es): Onofre, Felipe Coutinho
Castelo Branco, Verônica Teixeira Franco
Soares, Jorge Barbosa
Faxina, Adalberto Leandro
Palavras-chave: Ligantes asfálticos;Misturas asfálticas;Ensaio de creep dinâmico;Pavimentos de asfalto;Deformação permanente
Data do documento: 2013
Citação: ONOFRE, Felipe Coutinho; CASTELO BRANCO, Verônica Teixeira Franco; SOARES, Jorge Barbosa; FAXINA, Adalberto Leandro. Avaliação do efeito de ligantes asfálticos modificados na resistência à deformação permanente de misturas asfálticas densas. Transportes, São Paulo-SP, v. 21, n. 3 p. 14–21, 2013.
Resumo: A modificação de ligantes asfálticos é uma prática cada vez mais comum em vias de elevado volume de tráfego e tem como objetivo a melhoria das características reológicas desses materiais, principalmente em temperaturas extremas. O objetivo principal deste trabalho é estudar o efeito de diversos ligantes asfálticos modificados na rigidez e na resistência à deformação permanente de misturas asfálticas densas. Foram estudadas 13 misturas com a mesma granulometria e tipos de agregados e com diferentes tipos de ligantes as-fálticos modificados por polímeros e ácido polifosfórico (PPA). A caracterização da deformação permanente foi feita por meio do ensaio de creep dinâmico e das variáveis de densificação CDI e TDIm. Os resultados mostraram que a modificação dos ligantes exerceu um efeito considerável na resistência à deformação permanente das misturas, principalmente naquelas em que foram utilizados ligantes modificados por polímeros. Nessas misturas foi observado que o Flow Number, parâmetro de ruptura do ensaio de creep dinâmico, não foi atingido, mesmo após os 10.000 ciclos previstos para esse ensaio. Verificou-se que os resultados das variáveis CDI e TDIm foram influenciados principalmente pelo teor de projeto das misturas e essas apresentaram um ordenamento diferente do observado nos ensai-os de creep dinâmico.
Abstract: Asphalt binder modification is of common use in heavy traffic roadways. Its goal is to improve binder’s rheological proper-ties, especially in extreme temperatures. The main objective of this paper was to evaluate the effect of several modified asphalt binders in dense asphalt mixes with respect to their rutting resistance and stiffness. Thirteen mixes with the same aggregate gradation and type, but with different types of polymer and polyphosphoric acid (PPA) modified asphalt binders, were investigated. Repeated load perma-nent deformation test and CDI and TDIm variables were used to evaluate the mixes’ rutting resistance. The results showed that binder modification influenced substantially the mixes rutting resistance, especially on those with polymer modified binder. In these mixes, the Flow Number, which is the failure criteria for repeated load permanent deformation test, was not reached, even after 10,000 cycles. CDI and TDIm results were mainly affected by the binder content and these results had a different ranking from the one observed in the repeated load permanent deformation test.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58703
ISSN: 2237-1346 (online)
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