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Tipo: Resumo
Título : Proposta de aproveitamento de resíduos de concreto produzidos nas aulas de materiais de construção civil II e concretos especiais
Autor : Oliveira, Brenda Cordeiro
Pereira, Samuel Martins
Alexandre, Alan Michell Barros
Costa, Heloina Nogueira da
Palabras clave : Aproveitamento;Concreto;Práticas
Fecha de publicación : 2020
Editorial : Universidade Federal do Ceará - Campus Crateús
Citación : OLIVEIRA, Brenda Cordeiro; PEREIRA, Samuel Martins; ALEXANDRE, Alan Michell Barros; COSTA, Heloina Nogueira da. Proposta de aproveitamento de resíduos de concreto produzidos nas aulas de materiais de construção civil II e concretos especiais. Anais... Encontros Universitários da UFC em Crateús, Crateús, p. 35, 2020.
Resumen en portugués brasileño: As aulas laboratoriais são de suma importância para a formação do engenheiro, entre elas as executadas no laboratório de materiais de construção civil. Todavia, os ensaios realizados neste laboratório originam resíduos, como o concreto, que geralmente não possui descarte apropriado, o que causa seu acúmulo e/ou destinação incorreta. A resolução 448 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) determina que o os geradores de resíduos deverão ter como objetivo prioritário a não geração e, secundariamente, a redução, a reutilização, a reciclagem, o tratamento dos resíduos sólidos e a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. O objetivo da pesquisa é elaborar uma proposta de aplicação do concreto gerado nas aulas das disciplinas de Materiais de Construção Civil II e Concretos Especiais da Universidade Federal do Ceará em Crateús. Estas são disciplinas profissionalizantes com carga horária prática de 16h/a, onde o material mais utilizado é o concreto. Para o ensaio abatimento do tronco de cone, realizado nas disciplinas, é necessário, para cada experimento, um volume de concreto no estado fresco superior ao volume do cone de Abrams de 5,5L. Normalmente, esse concreto é moldado com o intuito de produzir corpos de prova para o ensaio de ruptura à compressão, no entanto, não há prensa para a execução da prática no campus, então esse concreto produzido na aula é descartado. Neste caso, é proposto que esse volume seja aplicado em moldes de piso intertravado com a finalidade de ser aproveitado nos jardins do campus, como passeio ou decoração destes. Como consequência, o material não seria descartado de forma inadequada, o que promove melhorias no ambiente físico através da redução de resíduos e possibilita a participação dos alunos em atividades interdisciplinares.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58699
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: EUCRATEÚS - CEE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

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