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Tipo: Artigo de Periódico
Título : Avaliação de diferentes metodologias para obtenção do módulo de resiliência de misturas asfálticas
Autor : Ponte, Raul Serafim
Castelo Branco, Verônica Teixeira Franco
Holanda, Áurea Silva de
Soares, Jorge Barbosa
Palabras clave : Misturas asfálticas;Módulo de resiliência;Metodologia
Fecha de publicación : 2014
Citación : PONTE, Raul Serafim; CASTELO BRANCO, Verônica Teixeira Franco; HOLANDA, Áurea Silva de; SOARES, Jorge Barbosa. Avaliação de diferentes metodologias para obtenção do módulo de resiliência de misturas asfálticas. Transportes, São Paulo-SP, v. 22, n. 2, p. 85–94, 2014.
Resumen en portugués brasileño: O Módulo de Resiliência (MR) é um dos principais parâmetros utilizados para o dimensionamento empírico-meca-nístico de pavimentos asfálticos no Brasil. Foi publicada recentemente no Brasil uma nova norma para a obtenção desse parâmetro, a NBR 16018 (2011) da ABNT, baseada nas principais normativas internacionais para o ensaio.Devido à exis-tência de divergências nas metodologias de ensaio entre as normativas brasileiras atuais, foram realizados ensaios para obtenção do MR em laboratório utilizando diferentes metodologias. Foram avaliadas três misturas distintas do tipo ConcretoAsfáltico (CA). Observou-se pouca variação na média dos resultados de MR obtidos em laboratório. O impacto da diferença obtida nos resultados dos ensaios realizados foi avaliado por meio da análise de tensões e de deformações de uma estrutura de pavimentoasfáltico com o auxílio do software CAP3D. A partir desta análise, pode-se observar que, para a estrutura avaliada, também houve pouca influência da metodologia utilizada para a obtenção do MR nos resultados obtido.
Abstract: The Resilient Modulus (RM) is one of the main parameters used on the mechanistic-empirical asphalt pavement design in Brazil. It was recently published in Brazil a new standard for determining this parameter,the NBR 16018 (2011) from ABNT, based on the main international standards. Due to the existence of differences in testing methodology between the current Brazilian standards, tests were carried out to obtain MR in the laboratory using different methodologies. Three different mixtures of Asphalt Concrete (AC) were evaluated. It was observed that there was little variation in the average ofthe MR results. The impact of the difference in the results obtained from laboratory tests was assessed by means of a struc-tural analysis of an asphalt pavement using the computational program CAP3D. From the analysis, it was observed for the structure examined, that there was also little influence of the methodology used to obtain the MR on the structural response of the layered system.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58690
ISSN : 2237-1346
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