Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58688
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCunto, Flávio José Craveiro-
dc.contributor.authorNodari, Christine Tessele-
dc.contributor.authorBarbosa, Heloisa Maria-
dc.date.accessioned2021-05-27T21:24:41Z-
dc.date.available2021-05-27T21:24:41Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationCUNTO, Flávio José Craveiro; NODARI, Christine Tessele; BARBOSA, Heloisa Maria. Transferência de modelos de previsão de acidentes entre cidades brasileiras. Transportes, São Paulo-SP, v. 22, n. 3 p. 76–85, 2014.pt_BR
dc.identifier.issn2237-1346-
dc.identifier.otherhttp://dx.doi.org/10.14295/transportes.v22i3.790-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58688-
dc.description.abstractAccident prediction models (APM) are expressions that relate the frequency of traffic accidents with road geomet-ric and operational attributes and deal with relative success, with the high degree of randomness related to this phenome-non. The development of these models requires considerable efforts to obtain data on quantity and quality suitable for mod-eling. The use of models developed in other jurisdictions may be a less costly alternative than the development of specific models for each location. The objective of this study is to evaluate the transferability of APM for signalized intersections between cities. Models previously developed for Fortaleza and Belo Horizonte were calibrated and validated for the estima-tion of accidents in the city of Porto Alegre. The results indicated that the use of APM between jurisdictionsis an alternative that should be used with caution, and it is desirable to invest efforts in developing specific models for each jurisdictpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAcidentes de trânsitopt_BR
dc.subjectModelos de previsão de acidentespt_BR
dc.subjectTransferência de MPApt_BR
dc.subjectHSMpt_BR
dc.titleTransferência de modelos de previsão de acidentes entre cidades brasileiraspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs modelos de previsão de acidentes (MPA) são expressões que relacionam a frequência dos acidentes de trânsito com atributos geométricos e operacionais da via e lidam, com relativo sucesso, com o elevado grau de aleatorieda-de desse fenômeno. O desenvolvimento desses modelos exige esforços consideráveis para a obtenção de dados em quan-tidade e qualidade adequados para a modelagem. A utilização de modelos desenvolvidos em outras jurisdições pode ser uma alternativa menos onerosa do que o desenvolvimento de modelos específicos para cada localidade. O objetivo deste trabalho é avaliar a transferibilidade de MPA para interseções semaforizadas entre cidades brasileiras. Modelos previamen-te desenvolvidos para Fortaleza e Belo Horizonte foram calibrados e validados para a estimação dos acidentes na cidade de Porto Alegre. Os resultados indicaram que a transferência de MPA entre jurisdições é uma alternativa que deve ser usada com parcimônia, sendo desejável investir esforços no desenvolvimento de modelos específicos para cada jurisdiçãpt_BR
Aparece nas coleções:DET - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_fjccunto.pdf572,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.