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Type: TCC
Title: Uso de arduino e módulo GPS para monitoramento por telemetria de rotas de transportes por caminhões em minas a céu aberto
Authors: Souza, Darlan Mota de
Advisor: Silva, Rafael Chagas
Co-advisor: Pereira, Marciel Barros
Keywords: minas a céu aberto;carregamento e transporte;Arduino MEGA;telemetria
Issue Date: 2021
Citation: SOUZA, Darlan Mota de. Uso de arduino e módulo GPS para monitoramento por telemetria de rotas de transportes por caminhões em minas a céu aberto. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Minas) - Campus de Crateús, Universidade Federal do Ceará, Crateús, 2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: As operações de carregamento e transporte representam a maior parcela dos custos de produção em minas a céu aberto. Os principais contratempos que corroboram para estes custos estão relacionados à formação de filas de caminhões, à alocação de rotas desacertadas para o transporte, ao dimensionamento inadequado da frota e à ociosidade dos equipamentos de carregamento. Em vista disso, têm-se buscado soluções tecnológicas por meio de softwares que possam auxiliar nas tomadas de decisões e, assim, aumentar a eficiência do processo para reduzir os custos operacionais. Os softwares responsáveis pelo roteamento de veículos em minas a céu aberto são conhecidos como sistemas de despacho e apresentam um elevado custo de aquisição, o que inviabiliza seu uso em empreendimentos mineiros de pequeno e médio porte. Diante disso, este trabalho teve por objetivo desenvolver uma solução de baixo custo e de fácil implantação para realizar o monitoramento de rotas de transporte por caminhões em minas a céu aberto. Para tanto, foram construídos protótipos de transmissão e recepção de dados por meio do Arduino MEGA, sensores de GPS e transmissores/receptores de rádio frequência, trabalhando em conjunto com softwares desenvolvidos para armazenar e gerenciar os dados recebidos por telemetria. Em virtude do período de pandemia do Coronavírus, os protótipos idealizados não foram utilizados em um ambiente de mina real. Todavia, os resultados se basearam em uma transmissão por telemetria das atividades simuladas de carregamento e transporte no espaço do estacionamento da UFC - Campus de Crateús. Os resultados da simulação atestaram a simplicidade da aquisição e eficiência do processamento dos dados e permitiram realizar o monitoramento georreferenciado dos caminhões. A simulação permitiu comprovar a efetividade do sistema, restando assim, a realização de testes práticos nas mineradoras de pequeno e médio porte.
Abstract: Loading and transport operations account for the largest share of production costs in open pit mines. The main setbacks that corroborate these costs are related to the formation of lines of trucks, the allocation of incorrect routes for transportation, the inadequate sizing of the fleet and the idleness of loading equipment. In view of this, technological solutions have been sought through software that can assist in decision making and, thus, increase the efficiency of the process to reduce operating costs. The software responsible for vehicle routing in open pit mines is known as dispatch systems and has a high acquisition cost, which makes its use in small and medium-sized mining enterprises unfeasible. In view of this, this work aimed to develop a low- cost and easy-to-implement solution for monitoring the transport routes by trucks in open pit mines. To this end, prototypes of data transmission and reception were built using Arduino MEGA, GPS sensors and radio frequency transmitters / receivers, working together with software developed to store and manage the data received by telemetry. Due to the Coronavirus pandemic period, the idealized prototypes were not used in a real mine environment. However, the results were based on a telemetry transmission of simulated loading and transport activities in the UFC - Crateús Campus parking space. The simulation results attested to the simplicity of the acquisition and efficiency of the data processing and allowed to carry out the georeferenced monitoring of the trucks. The simulation allowed to prove the effectiveness of the system, leaving, therefore, the realization of practical tests in the small and medium-sized mining companies.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58665
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