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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSousa Júnior, Justino de-
dc.contributor.authorFerreira, Marcela Figueira-
dc.date.accessioned2021-05-26T18:25:24Z-
dc.date.available2021-05-26T18:25:24Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationFERREIRA, Marcela Figueira. “O bicho-papão na escola”: a proposta curricular do município de Fortaleza para Educação Infantil no processo da desescolarização de crianças de 0 a 5 anos. Orientador: Justino de Sousa Júnior. 2020. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58655-
dc.description.abstractThe main objective of this research is to investigate, in the curricular proposal for early childhood education in the city of Fortaleza, unschooling aspects and the denial of scientific knowledge, in the first stage of basic education. It addresses the political and historical path that culminated in the development of the BNCC for Early Childhood Education and how the municipality of Fortaleza absorbs neoliberal ideas to build its local proposal. With theoretical support in the historical-critical pedagogy, it identifies in the Common Curriculum Proposal for Early Childhood Education in the city of Fortaleza desescolarizados aspects because, it is based on hegemonic theories with neoliberal and postmodern character. With bibliographic and documentary methodology, it is theoretically based on authors of historical-critical pedagogy such as SAVIANI (1996, 1997, 2013), DUARTE (2011, 2015, 2017) and authors who dedicated themselves to studying historical-critical pedagogy, specifically, in area of Early Childhood Education as ARCE (2012, 2013), PASQUALINI (2018, 2020). It bases the study on historical-dialectical materialism, proposing, based on reality, to analyze the most abstract concepts and at the point of arrival understand it as the product of a totality of different relations and determinations. It was possible to conclude the mastery of learning to learn pedagogies in every curriculum proposal for early childhood education, both at the national level (BNCC) and at the local level. The search to remove early childhood education from schooling characteristics is contradictory to the struggle for its recognition as basic education and a danger today with home education projects, such as homeschooling. We aim for the children of the working class a quality education through the socialization of the cultural heritage of humanity, respecting the specificities of early childhood education, in order to build a curriculum that aims at human formation and meets the revolutionary interests of the working class.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Infantil - Currículos - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectMaterialismo históricopt_BR
dc.subjectMaterialismo dialético - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectEducação - Filosofiapt_BR
dc.title“O bicho-papão na escola”: a proposta curricular do município de Fortaleza para Educação Infantil no processo da desescolarização de crianças de 0 a 5 anospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa tem como objetivo central investigar na proposta curricular para a educação infantil no município de Fortaleza, aspectos desescolarizantes e de negação do conhecimento científico, na primeira etapa da educação básica. Aborda o percurso político e histórico que culminou na elaboração da BNCC para Educação Infantil e como o município de Fortaleza absorve ideias neoliberais para construir sua proposta local. Com aporte teórico na pedagogia histórico-crítica, identifica na Proposta Comum Curricular para Educação Infantil do município de Fortaleza aspectos desescolarizantes pois, se baseia em teorias hegemônicas com caráter neoliberal e pós-moderno. Com metodologia bibliográfica e documental baseia-se teoricamente em autores da pedagogia histórico-crítica como SAVIANI (1996, 1997, 2013), DUARTE (2011, 2015, 2017) e autores que se dedicaram a estudar a pedagogia histórico-crítica, especificamente, na área da Educação Infantil como ARCE (2012, 2013), PASQUALINI (2018, 2020). Fundamenta o estudo no materialismo histórico-dialético propondo, a partir da realidade, analisar os conceitos mais abstratos e no ponto de chegada entendê-la como produto de uma totalidade de relações e determinações diversas. Foi possível concluir o domínio das pedagogias do aprender a aprender em toda proposta curricular para educação infantil tanto no âmbito nacional (BNCC) como no local. A busca por afastar a educação infantil de características escolarizantes mostra-se contraditória à luta pelo seu reconhecimento como educação básica e um perigo nos dias de hoje com projetos de educação domiciliar, como o homeschooling. Almejamos para os filhos da classe trabalhadora uma educação de qualidade através da socialização do patrimônio cultural da humanidade, respeitando as especificidades da educação infantil, a fim de construir um currículo que tenha como finalidade a formação humana e atenda os interesses revolucionários da classe trabalhadora.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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