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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58617
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Avaliação ambiental da utilização de solo contaminado por derivados de petróleo (SCDP) em misturas asfálticas |
Autor(es): | Araújo, Victor Mosca de Carvalho Castelo Branco, Verônica Teixeira Franco Lima, Danielle Monteiro de Cavalcante, Rivelino Martins |
Palavras-chave: | Avaliação ambiental;Misturas asfálticas;Solo contaminado por derivados de petróleo |
Data do documento: | 2016 |
Citação: | ARAÚJO, Victor Mosca de Carvalho; CASTELO BRANCO, Verônica Teixeira Franco; LIMA, Danielle Monteiro de; CAVALCANTE, Rivelino Martins. Avaliação ambiental da utilização de solo contaminado por derivados de petróleo (SCDP) em misturas asfálticas. Transportes, São Paulo-SP, v. 24, n. 2, p. 77-87, 2016. |
Resumo: | Com a necessidade de uma destinação final mais adequada a vários resíduos, a utilização de resíduos na pavimen-tação surge como uma alternativa viável. O presente estudo investiga a viabilidade técnica e ambiental da utilização de Solo Contaminado por Derivados de Petróleo (SCDP) em misturas do tipo Areia Asfáltica (AA) usinadas à quente com adição de 30% em massa de SCDP, com e sem a utilização da cal. As misturas asfálticas foram compactadas através da metodologia Superpave. Os materiais componentes das misturas asfálticas foram analisados através de ensaios convencionalmente reque-ridos pelas especificações do DNIT e através dos seguintes ensaios: (i) fluorescência por Raio-X, (ii) lixiviação (NBR –10.005), e (iii) solubilização (NBR –10.006). As amostras com resíduos foram avaliadas de três formas: (i) puras,(ii) a partir de misturas asfálticas no estado solto, e (iii) a partir da água obtida após a percolação desta em Corpos de Provas (CPs) de misturas asfálticas com 30% de resíduo incorporado em massa. As misturas asfálticas foram caracterizadas mecanicamente por meio dos ensaios de módulo de resiliência, resistência à tração e vida de fadiga. A partir dos resultados encontrados nosensaios mecânicos e ambientais, o uso do SCDP como componente de misturas do tipo AA se mostra como uma opção viável, pois, além desta mistura asfáltica ter apresentado propriedades mecânicas aceitáveis, a solução foi considerada ambiental-mente aceitável e menos onerosa se comparada aquela comumente adotada pelas refinarias geradoras do resíduo |
Abstract: | With the need for a proper final disposal for different wastes, its use as a pavement material comes about as a potential alternative. This study investigates the feasibility of the use of soil contaminated by petroleum products (SCPP) in sand asphalt mixtures prepared with 30% of SCPP by weight. Environmental aspects of the mixtures were assessed using the following tests: (i) X-ray fluorescence, (ii) leaching (NBR –10,005), and (iii) solubilization (NBR –10,006). The hazardous substances encapsulation was verified by adding lime to the investigatedmixtures. The residues samples were evaluated in two ways: pure and using asphalt mixtures designed with this waste material. The mixtures were also investigated with respect to its mechanical properties using tests such as resilient modulus, indirect tensile strength and fatigue life. According to the mechanical and environmental tests results, the use of SCPP in sand asphalt mixtures can be a reasonable option, since, besides the fact that these mixtures presented satisfactory mechanical properties, thisSCPP destination is environmentally feasible and less expensive. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58617 |
ISSN: | 2237-1346 |
Aparece nas coleções: | DET - Artigos publicados em revista científica |
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