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Tipo: Artigo de Periódico
Título: A representação da cidade de Camapuã-MS no poema “Torrão amado”, de Aparecido Alves Machado
Título em inglês: The representation of Camapuã-MS city in the poem “Torrão amado” by Aparecido Alves Machado
Autor(es): Leite, Erick
Botoso, Altamir
Palavras-chave: Literatura Sul-mato-grossense;Representação;Camapuã;Cinderelas do Campo;Aparecido Alves Machado;Sul-mato-grossense Literature;Representation
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrelaces
Citação: LEITE, Erick; BOTOSO, Altamir. A representação da cidade de Camapuã-MS no poema “Torrão amado”, de Aparecido Alves Machado. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 1, n. 23, p. 309-321, jan./mar. 2021.
Resumo: Este artigo visa identificar e analisar elementos que evidenciam a representação do espaço referente à cidade de Camapuã (Mato Grosso do Sul) no poema “Torrão amado”, da obra poética Cinderelas do Campo (1992), de Aparecido Alves Machado. O autor compõe um grupo de poetas camapuenses que, ao longo da década de noventa, produziram poemas e narrativas, sobretudo, a respeito da cidade de Camapuã-MS. A estética romântica e a relação com o espaço são aspectos patentes desse grupo. Portanto, a fim de compreender a elaboração do espaço na poética de Alves Machado, tomamos um percurso analítico dividido em três linhas principais: a literatura sul-mato-grossense, o romantismo e a configuração do espaço. Como suporte teórico, no que diz respeito à literatura sul-mato-grossense, elegemos Pontes (1981), Rosa e Nogueira (2011). Cademartori (1993) e Moisés (2012) compõem a fundamentação a respeito do Romantismo, tendo em visa o viés estético do poeta. Por fim, consideramos os estudos sobre a configuração do espaço, pautados principalmente pelas contribuições de Gaston Bachelard (2005) e Eric Dardel (2011).
Abstract: This article aims to identify and analyze elements that evidence the representation of space referring to the Camapuã city (Mato Grosso do Sul) in the poem “Torrão amado”, from the book Cinderelas do campo (1992), by Aparecido Alves Machado. The author integrates a group of Camapuã’s writers who, throughout the 1990s, produced poems and narratives, especially about the city of Camapuã-MS. Romantic aesthetics and the relationship with space are evident aspects of this group. Therefore, in order to understand the elaboration of space in Alves Machado's poetics, we take an analytical path divided into three main lines: the literature of Mato Grosso do Sul, romanticism and the configuration of space. As a theorical support, with regard to the Mato Grosso do Sul literature, we elected Pontes (1981), Rosa e Nogueira (2011). Cademartori (1993) and Moisés (2012) compose the rationale regarding Romanticism, considering the poet's aesthetic bias. Finally, we consider the studies on the configuration of the space, guided mainly by the contributions of Gaston Bachelard (2005) and Eric Dardel (2011).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58585
ISSN: 2596-2817
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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