Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58585
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Leite, Erick | - |
dc.contributor.author | Botoso, Altamir | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-24T11:57:28Z | - |
dc.date.available | 2021-05-24T11:57:28Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | LEITE, Erick; BOTOSO, Altamir. A representação da cidade de Camapuã-MS no poema “Torrão amado”, de Aparecido Alves Machado. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 1, n. 23, p. 309-321, jan./mar. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2596-2817 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58585 | - |
dc.description.abstract | This article aims to identify and analyze elements that evidence the representation of space referring to the Camapuã city (Mato Grosso do Sul) in the poem “Torrão amado”, from the book Cinderelas do campo (1992), by Aparecido Alves Machado. The author integrates a group of Camapuã’s writers who, throughout the 1990s, produced poems and narratives, especially about the city of Camapuã-MS. Romantic aesthetics and the relationship with space are evident aspects of this group. Therefore, in order to understand the elaboration of space in Alves Machado's poetics, we take an analytical path divided into three main lines: the literature of Mato Grosso do Sul, romanticism and the configuration of space. As a theorical support, with regard to the Mato Grosso do Sul literature, we elected Pontes (1981), Rosa e Nogueira (2011). Cademartori (1993) and Moisés (2012) compose the rationale regarding Romanticism, considering the poet's aesthetic bias. Finally, we consider the studies on the configuration of the space, guided mainly by the contributions of Gaston Bachelard (2005) and Eric Dardel (2011). | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Entrelaces | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura Sul-mato-grossense | pt_BR |
dc.subject | Representação | pt_BR |
dc.subject | Camapuã | pt_BR |
dc.subject | Cinderelas do Campo | pt_BR |
dc.subject | Aparecido Alves Machado | pt_BR |
dc.subject | Sul-mato-grossense Literature | pt_BR |
dc.subject | Representation | pt_BR |
dc.title | A representação da cidade de Camapuã-MS no poema “Torrão amado”, de Aparecido Alves Machado | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este artigo visa identificar e analisar elementos que evidenciam a representação do espaço referente à cidade de Camapuã (Mato Grosso do Sul) no poema “Torrão amado”, da obra poética Cinderelas do Campo (1992), de Aparecido Alves Machado. O autor compõe um grupo de poetas camapuenses que, ao longo da década de noventa, produziram poemas e narrativas, sobretudo, a respeito da cidade de Camapuã-MS. A estética romântica e a relação com o espaço são aspectos patentes desse grupo. Portanto, a fim de compreender a elaboração do espaço na poética de Alves Machado, tomamos um percurso analítico dividido em três linhas principais: a literatura sul-mato-grossense, o romantismo e a configuração do espaço. Como suporte teórico, no que diz respeito à literatura sul-mato-grossense, elegemos Pontes (1981), Rosa e Nogueira (2011). Cademartori (1993) e Moisés (2012) compõem a fundamentação a respeito do Romantismo, tendo em visa o viés estético do poeta. Por fim, consideramos os estudos sobre a configuração do espaço, pautados principalmente pelas contribuições de Gaston Bachelard (2005) e Eric Dardel (2011). | pt_BR |
dc.title.en | The representation of Camapuã-MS city in the poem “Torrão amado” by Aparecido Alves Machado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_art_eleite_abotoso.pdf | 741,32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.