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dc.contributor.authorLeite, Erick-
dc.contributor.authorBotoso, Altamir-
dc.date.accessioned2021-05-24T11:57:28Z-
dc.date.available2021-05-24T11:57:28Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationLEITE, Erick; BOTOSO, Altamir. A representação da cidade de Camapuã-MS no poema “Torrão amado”, de Aparecido Alves Machado. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 1, n. 23, p. 309-321, jan./mar. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2596-2817-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58585-
dc.description.abstractThis article aims to identify and analyze elements that evidence the representation of space referring to the Camapuã city (Mato Grosso do Sul) in the poem “Torrão amado”, from the book Cinderelas do campo (1992), by Aparecido Alves Machado. The author integrates a group of Camapuã’s writers who, throughout the 1990s, produced poems and narratives, especially about the city of Camapuã-MS. Romantic aesthetics and the relationship with space are evident aspects of this group. Therefore, in order to understand the elaboration of space in Alves Machado's poetics, we take an analytical path divided into three main lines: the literature of Mato Grosso do Sul, romanticism and the configuration of space. As a theorical support, with regard to the Mato Grosso do Sul literature, we elected Pontes (1981), Rosa e Nogueira (2011). Cademartori (1993) and Moisés (2012) compose the rationale regarding Romanticism, considering the poet's aesthetic bias. Finally, we consider the studies on the configuration of the space, guided mainly by the contributions of Gaston Bachelard (2005) and Eric Dardel (2011).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrelacespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura Sul-mato-grossensept_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectCamapuãpt_BR
dc.subjectCinderelas do Campopt_BR
dc.subjectAparecido Alves Machadopt_BR
dc.subjectSul-mato-grossense Literaturept_BR
dc.subjectRepresentationpt_BR
dc.titleA representação da cidade de Camapuã-MS no poema “Torrão amado”, de Aparecido Alves Machadopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo visa identificar e analisar elementos que evidenciam a representação do espaço referente à cidade de Camapuã (Mato Grosso do Sul) no poema “Torrão amado”, da obra poética Cinderelas do Campo (1992), de Aparecido Alves Machado. O autor compõe um grupo de poetas camapuenses que, ao longo da década de noventa, produziram poemas e narrativas, sobretudo, a respeito da cidade de Camapuã-MS. A estética romântica e a relação com o espaço são aspectos patentes desse grupo. Portanto, a fim de compreender a elaboração do espaço na poética de Alves Machado, tomamos um percurso analítico dividido em três linhas principais: a literatura sul-mato-grossense, o romantismo e a configuração do espaço. Como suporte teórico, no que diz respeito à literatura sul-mato-grossense, elegemos Pontes (1981), Rosa e Nogueira (2011). Cademartori (1993) e Moisés (2012) compõem a fundamentação a respeito do Romantismo, tendo em visa o viés estético do poeta. Por fim, consideramos os estudos sobre a configuração do espaço, pautados principalmente pelas contribuições de Gaston Bachelard (2005) e Eric Dardel (2011).pt_BR
dc.title.enThe representation of Camapuã-MS city in the poem “Torrão amado” by Aparecido Alves Machadopt_BR
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