Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58560
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Critérios para os resultados do ensaio uniaxial de carga repetida de misturas asfálticas em laboratório a partir do desempenho em campo |
Autor : | Bastos, Juceline Batista dos Santos Soares, Jorge Barbosa Nascimento, Luis Alberto Herrmann do |
Palabras clave : | Deformação permanente;Trechos monitorados;Uniaxial de carga repetida |
Fecha de publicación : | 2017 |
Citación : | BASTOS, Juceline Batista dos Santos; SOARES, Jorge Barbosa; NASCIMENTO, Luís Alberto Herrmann do. Critérios para os resultados do ensaio uniaxial de carga repetida de misturas asfálticas em laboratório a partir do desempenho em campo. Transportes, v. 25, São Paulo-SP, n. 2, p.29-40, 2017. |
Resumen en portugués brasileño: | A busca por critérios que auxiliem na seleção de misturas asfálticas em laboratório que resistam à deformação permanente em campo motivou o desenvolvimento desta pes-quisa. A partir dessa motivação, o objetivo foi avaliar a relação entre os dados experi-mentais disponíveis no Brasil de deformação permanente em laboratório (uniaxial de carga repetida) com aqueles encontrados em campo [Afundamento em Trilha de Roda (ATR)], com vistas ao refinamento de critérios para os resultados do ensaio laboratorial em função do tráfego. A partir da organização do banco de dados de 12 trechos expe-rimentais monitorados, utilizou-se o método estatístico dos clusterspara indicar 4 ca-tegorias de Flow Number(FN). Considerou-se que FNsinferiores a 100 resistem apenas a um tráfego leve; FNsacima de 100 são indicados para um tráfegomédio; superior a 300 para um tráfego pesado; e acima de 1000 para um tráfego extremamente pesado. Destaca-se ainda a relevância da continuidade do monitoramento de pistas experimen-tais no Brasil. Desta forma, as informações possibilitarão a verificação contínua e o re-finamento dos critérios propostos nesta pesquisa |
Abstract: | The selection of asphalt mixtures that resist to permanent deformation in the field has encouraged the development of the present research. The main goal is to evaluate the relationship between asphalt mixtures’ rutting resistance obtained in the laboratory (uniaxial repeated load test) with field observations (rutting), seeking the refinement of criteria for the laboratory test results as a function of field traffic. A database of 12 monitored test sections in Brazil was organized and the cluster statistical method was used to indicate 4 Flow Number(FN) categories. It was considered that FNsunder 100 resists only light traffic; FNsabove 100 are indicated for medium traffic; more than 300 for heavy traffic; and above 1,000 for extremely heavy traffic. It is highlighted the im-portance of monitoring test sections in Brazil, which will lead to a continuous verifica-tion and refinement of the criteria proposed in this researc |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58560 |
ISSN : | 2237-1346 |
Aparece en las colecciones: | DET - Artigos publicados em revista científica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_art_jbsbastos.pdf | 1,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.