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dc.contributor.authorAndrade, Susimeire Vivien Rosotti-
dc.contributor.authorSândalo, Patrícia Pereira-
dc.date.accessioned2021-05-20T20:17:53Z-
dc.date.available2021-05-20T20:17:53Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationANDRADE, Susimeire Vivien Rosotti; SÂNDALO, Patrícia Pereira. A coletividade como possibilidade de resistência ao trabalho abstrato na docência. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 25, p. 181-199, jan./jun. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn1983-5000-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58537-
dc.description.abstractThe article is based on the Historical-Cultural Perspective in line with Materialism Dialectical, presents a theoretical-bibliographic investigation developed in the scope of the doctorate finalized in 2020,discusses the comprehension of the collective to affirm the relevance of resistance to abstract work in teaching. By articulating the possibility-reality categories, the research shows that the collectivity makes essential a self-organization in which the work among the members is a source of their formation and development, which corroborate for the transformation of society. It is known that such guidance does not serve the interests of the production method capitalist whose abstract labor serves economic interests. The teacher was not spared these interests and his work, whose meaning makes him responsible for the human being’s education, is the source of his formation and development, but inseparable from the individual societyThereality shows that teachers experience the results of the political changes that occurred in Brazil in 2016, which favored the neoliberal agenda of education, which aims to meet the capitalist system, therefore, a setback to teaching work. As reality-possibility are inseparable, the collective becomes indispensable to teachers, because through it is favored members the understanding of reality that is indispensable in establishing paths to the struggle, For those wholive in it know that there are moments to advance and moments to resist, and this is not synonymous with immobilism, but a way forward.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Laborpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectModo de produçãopt_BR
dc.subjectColetividadept_BR
dc.subjectWorkpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectMode of productionpt_BR
dc.subjectCollectivitypt_BR
dc.subjectTrabajopt_BR
dc.subjectDocenciapt_BR
dc.subjectModo de producciónpt_BR
dc.subjectColectividadpt_BR
dc.titleA coletividade como possibilidade de resistência ao trabalho abstrato na docênciapt_BR
dc.title.alternativeLa colectividad como posibilidad de resistencia al trabajo abstracto en la docenciapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO artigo é fundamentado na Perspectiva Histórico-Cultural em consonância com o Materialismo Histórico-Dialético, apresenta uma investigação teórico-bibliográfica desenvolvida no âmbito do doutorado finalizado em 2020, discute sobre a compreensão da coletividade para afirmar a relevância da resistência ao trabalho abstrato na docência. Ao articular as categorias possibilidade-realidade a pesquisa demonstra que a coletividade torna essencial uma auto-organização na qual o trabalho entre os membros seja uma atividade fonte de formação dos mesmos e desenvolvimento, que corroboram para a transformação da sociedade. Sabe-se que essa orientação não serve aos interesses do modo de produção capitalista cujo trabalho abstrato atende aos interesses econômicos. O professor não foi poupado destes interesses e o seu trabalho, cujo significado o torna responsável pela educabilidade do ser humano, é fonte de sua formação e desenvolvimento, mas indissociável do indivíduo-sociedade. A realidade evidencia que os professores vivenciamos resultados das mudanças políticas ocorridas no Brasil, em 2016, que favoreceu a agenda neoliberal da educação, que visa atender ao sistema capitalista, portanto, um retrocesso para o trabalho docente. Como realidade-possibilidade são indissociáveis, a coletividade torna-se imprescindível aos professores, pois através dela é favorecido aos membros a compreensão da realidade que é imprescindível no estabelecimento de caminhos para a luta, pois os que vivem nela sabem que há momentos de avançar e momentos de resistir, sendo que este não é sinônimo de imobilismo e, sim, um caminho para avançar.pt_BR
dc.description.abstract-esEl artículo se basa en la Perspectiva Histórico-Cultural en consonancia con el Materialismo Dialéctico, presenta una investigación teórico- bibliográfica desarrollada en el ámbito del doctoradofinalizado em 2020, discute sobre La comprensión de la colectividad para afirmar la relevancia de la resistencia al trabajo abstracto en la docência. Al articular las categorías posibilidad-realidad la investigación demuestra que la colectividad hace esencial uma auto-organización en la que el trabajo entre los miembros sea una actividad fuente de formación de los mismos y desarrollo, que corroboran para la transformación de la sociedad. Se sabe que esta orientación no sirve a los intereses del modo de producción capitalista cuyo trabajo abstracto atiende a los intereses económicos. El profesor no se ha librado de estos intereses y su trabajo, cuyo significado lo hace responsable de la educabilidad del ser humano, es fuente de su formación y desarrollo, pero indisociable del individuo-sociedad. La realidad evidencia que los profesores experimentan los resultados de los câmbios políticos ocurridos en Brasil, en 2016, que favoreció la agenda neoliberal de la educación, que busca atender al sistema capitalista, por lo tanto, un retroceso para el trabajo docente. Como realidad-posibilidad son indisociables, la colectividad se hace imprescindible a los profesores, pues a través de ella se favorece a los miembros la comprensión de la realidad que es imprescindible en el establecimiento de caminos para la lucha, pues los que viven en ella saben que hay momentos de avanzar y momentos de resistir, siendo que éste no es sinónimo de inmovilismo y, sí, un camino para avanzar.pt_BR
dc.title.enThe collective as a possibility of resistance to abstract work in teachingpt_BR
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