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Tipo: Dissertação
Título: Pedagogia hospitalar: o pedagogo/a e as práticas educativas em espaços hospitalares
Autor(es): Xavier, Maria Ravelli Cordeiro
Orientador: Vasconcelos, José Gerardo
Palavras-chave: Crianças - Assistência hospitalar;Pacientes hospitalizados - Educação;Humanização dos serviços de saúde
Data do documento: 2021
Citação: XAVIER, Maria Ravelli Cordeiro. Pedagogia hospitalar: o pedagogo/a e as práticas educativas em espaços hospitalares. Orientador: José Gerardo Vasconcelos. 2021. 48 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: O escolar em situação de doença, devido ao tempo de internação, muitas vezes, interrompe seu processo de frequência escolar, o que lhe poderá causar sérios prejuízos no tocante à sua formação e inclusão educacionais. Neste sentido e, visando a contribuição propositiva para esse demanda, a presente pesquisa dissertativa objetiva demonstrar a importância da pedagogia hospitalar como um campo de conhecimento e a necessidade do profissional dessa seara, o pedagogo hospitalar, para atuar no âmbito da equipe multiprofissional de saúde não somente como médico, psicólogo ou enfermeiro, mas como um educador e professor que possibilite os processos de ensino-aprendizagem em circunstâncias peculiares que o escolar esteja inserido. Deste modo, compreende-se que a pedagogia hospitalar deve ser percebida como um campo de conhecimento epistemológico integrado entre a educação e a saúde indispensável para o desenvolvimento da pessoa humana nas diversas e múltiplas circunstâncias em que o discente, por motivos de adoecimento seja lá qual for, tenha seu processo de frequência escolar interrompido. Deste modo, visando atender a problemática e objetivo elencados nesta pesquisa, empregou-se como metodologia o método técnico bibliográfico com consulta a fontes teóricas, legislação e documentos diversos. Quanto a abordagem optou-se pela pesquisa qualitativa do tipo exploratório-descritiva de conteúdos e como técnicas de análise utilizou-se a análise crítico histórico social do discurso. Os resultados parciais conclusivos apontam que apesar de ser uma necessidade peculiar de se ter profissionais pedagogos hospitalares visando que o escolar não seja prejudicado em seu processo de ensino-aprendizagem por ocasião de adoecimento e permanência hospitalar, ainda permanece entraves legais, didático-pedagógicos e falta melhor vontade política para que essa questão seja posta na agenda de discussões com maior serenidade e brevidade que lhe são peculiares.
Abstract: The schoolchildren in a situation of illness, due to the length of stay, often interrupts their school attendance process, which can cause serious losses in terms of their educational training and inclusion. In this sense and, aiming at the propositional contribution to this demand, the present dissertation research aims to demonstrate the importance of hospital pedagogy as a field of knowledge and the need of the professional in this field, the hospital pedagogue, to work within the multidisciplinary health team. only as a doctor, psychologist or nurse, but as an educator and teacher that enables the teaching-learning processes in peculiar circumstances in which the student is inserted. In this way, it is understood that hospital pedagogy must be perceived as a field of epistemological knowledge integrated between education and health indispensable for the development of human people in the diverse and multiple circumstances in which the student, due to illness, whatever if so, have your school attendance process interrupted. Thus, in order to meet the problems and objectives listed in this research, the bibliographic technical method was used as a methodology with consultation with theoretical sources, legislation and various documents. As for the approach, we opted for qualitative research of the exploratory-descriptive type of content and as analysis techniques, we used the critical social historical discourse analysis. The conclusive partial results indicate that although it is a peculiar need to have hospital teaching professionals aiming that the student is not harmed in his teaching-learning process due to illness and hospital stay, there are still legal, didactic-pedagogical barriers and lack better political will to put this issue on the discussion agenda with greater serenity and brevity that are peculiar to it.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58528
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