Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58511
Type: Artigo de Periódico
Title: A interferência do módulo de resiliência do concreto asfáltico no período de projeto de pavimentos rodoviários
Authors: Cavaleiro, Erico Aliaga
Oliveira, Francisco Heber Lacerda de
Keywords: Módulo de resiliência;Dimensionamento;Vida útil de pavimento;Desempenho
Issue Date: 2018
Citation: CAVALEIRO, Erico Aliaga; OLIVEIRA, Francisco Heber Lacerda de. A interferência do módulo de resiliência do concreto asfáltico no período de projeto de pavimentos rodoviários. Transportes, São Paulo-SP, v. 26, n. 1, p. 84-93, 2018.
Abstract in Brazilian Portuguese: Os pavimentos rodoviários são dimensionados para atender uma determinada vida útil em função dos materiais e do tráfego. A análise mecanicista prevê que o Módulo de Resiliência do Concreto Asfáltico será constante ao longo de sua vida útil, fato di-vergente ao encontrado na literatura, ao envelhecimento natural do ligante e às con-dições climáticas. Neste artigo foi possível constatar, por meio de uma verificação teó-rico-mecanicista, que pavimentos asfálticos dimensionados para tráfegos moderado, pesado ou muito pesado, independente da capacidade de suporte do subleito, podem perder até 78% da sua vida útil a partir do terceiro ano de operação se o Módulo de Resiliência do Concreto Asfáltico obedecer a uma tendência decrescente, e um ganho de até 172% para uma tendência crescente. Desse modo, constata-se a importância de se desenvolver modelos de desempenho que considerem os fatores que interferem no comportamento do Concreto Asfáltico para que se possa elaborar projetos mais racionais.
Abstract: Road pavements are planned to meet certain design life depending on the materials and the traffic. The mechanistic analysis predicts that the Asphalt Concrete Resilience Module will be constant along its design life, a fact that diverges from the written ma-terial available found on the subject, the natural aging of the binder and the climatic conditions. In this paper, it was possible to verify that asphaltic pavements designed to attend moderate, heavy or very-heavy traffic, regardless of the support capacity of subgrade, can lose up to 78% of their design life from the third year of operation on, if the Asphalt Concrete Resilience Module obeys a decreasing trend, and a gain of up to 172% for an increasing trend. Thus, it is important to develop performance models that consider the factors that interfere with the behavior of Asphalt Concrete in order to develop projects that are more rational.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58511
ISSN: 2237-1346
Appears in Collections:DET - Artigos publicados em revista científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_art_eacavaleiro.pdf3,56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.