Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58507
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Relato de experiência acerca das vivências na prática da disciplina de Avaliação psicológica
Título en inglés: Experience report about experiences in the practice of the psychological evaluation discipline
Autor : Meireles, Livia Gomes Viana
Sousa, Deborah Alves
Rego, Marise Brito do
Cornélio, Thalita Pachêco
Palabras clave : Avaliação psicológica;Teste psicológico;Experiência prática;Psychological assessment;Psychological test;Practice experience
Fecha de publicación : 2021
Editorial : Revista de Psicologia
Citación : MEIRELES, Livia Gomes Viana et al. Relato de experiência acerca das vivências na prática da disciplina de Avaliação psicológica. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 12, n. 1, p. 164-172, jan./jun. 2021.
Resumen en portugués brasileño: A avaliação psicológica é função exclusiva do psicólogo e é uma ação fundamental para estruturar sua prática, sendo o ensino da avaliação fundamental na graduação de Psicologia. O objetivo deste artigo é apresentar um relato de experiência sobre a prática de atividade de avaliação psicológica realizada na disciplina de Técnicas de Exames Psicológicos (TEP) em um curso de graduação de Psicologia. Para relatar essa experiência será descrito todos os passos das atividades realizadas pelos alunos da disciplina com intuito de vivenciarem o processo de avaliação psicológica ainda na graduação. Todas as etapas foram realizadas no espaço do Serviço Escola de Psicologia da Instituição de Ensino Superior em que as disciplinas foram ministradas. Como resultado dessa experiência notou-se um maior comprometimento dos alunos e melhor compreensão do processo de avaliação psicológica, que não se restringe ao ensino do uso de testes. Conclui-se que a atividade favoreceu o aprendizado da avaliação psicológica como um processo amplo, possibilitando contextualizar a sua prática de forma ética e cuidadosa.
Abstract: Psychological assessment is the exclusive function of the psychologist and is a fundamental action to structure his practice, and the teaching of fundamental assessment in the Psychology degree is essential. The purpose of this article is to present an experience report on the practice of psychological assessment activity carried out in the Psychological Examination Techniques (TEP) discipline in an undergraduate Psychology course. To report this experience, all the steps of the activities carried out by the students of the discipline will be described in order to experience the psychological assessment process while still undergraduate. All steps were performed at the School of Psychology Service of the Higher Education Institution where the subjects were taught. As a result of this experience, there was a greater commitment from students and a better understanding of the psychological assessment process, which is not restricted to teaching the use of tests. It is concluded that the activity favored the learning of psychological assessment as a broad process, making it possible to contextualize its practice in an ethical and careful way.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58507
ISSN : 2179-1740 (online)
0102-1222 (impresso)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_art_lgvmeireles_et_al.pdf495,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.