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Tipo: Artigo de Periódico
Título : Simulação computacional do ensaio de módulo complexo em misturas asfálticas
Autor : Almeida, Francisco José Pereira de
Babadopulos, Lucas Feitosa de Albuquerque Lima
Soares, Jorge Barbosa
Parente Junior, Evandro
Palabras clave : Misturas asfálticas;Módulo complexo;Módulo dinâmico;Elementos finitos;Viscoelasticidade linear
Fecha de publicación : 2019
Citación : ALMEIDA, Francisco José Pereira de; BABADOPULOS, Lucas Feitosa de Albuquerque Lima; SOARES, Jorge Barbosa; PARENTE JUNIOR, Evandro. Simulação computacional do ensaio de módulo complexo em misturas asfálticas. Transportes, São Paulo-SP, v. 27, n. 2, p. 1-13, 2019.
Resumen en portugués brasileño: Considerando-se as heterogeneidades inerentes e utilizando-se o Método dos Elementos Finitos juntamente com a Teoria da Viscoelasticidade Linear é simulado computacionalmente, para materiais asfálticos, o ensaio de módulo complexo (que se traduz em um valor absoluto chamado de módulo dinâmico e em um ângulo de fase). O ensaio consiste na aplicação de solicitação (tensão ou deformação) senoidal e na leitura da resposta mecânica (deformação ou tensão). Os materiais estudados são uma Matriz de Agregados Finos (MAF) e uma Mistura Asfáltica Completa (MAC) composta por agregados graúdos, ar e MAF. Tomam-se como dados de entrada os parâmetros de dosagem e as propriedades dos materiais constituintes da mistura. Os resultados das simulações são comparados aos obtidos em ensaios realizados em laboratório. Avalia-se a influência do módulo de elasticidade dos agregados e do volume de vazios sobre o módulo dinâmico da MAC analisada. Os resultados mostraram que para baixas frequências da solicitação, a variação na rigidez do agregado interfere pouco na variação do módulo dinâmico da mistura, tornando-se mais significativa para as frequências mais altas. Ademais, foi possível obter o módulo dinâmico da MAC a partir da simulação, estimando-se o módulo de elasticidade dos agregados. O módulo dinâmico da mistura diminui com o aumento do volume de vazios e apresenta um comportamento aproximadamente linear, principalmente nas frequências mais baixas.
Abstract: Considering heterogenei"es and using the Finite Element Method, along with the The-ory of Linear Viscoelas"city, the complex modulus test (absolute value called dynamic modulus and a phase angle) in asphalt mixtures is computa"onally simulated. The test consists in applica"on of sinusoidal solicita"on (stress or strain) and the respec"ve read-ing of the mechanical response (strain or stress). Studied materials are a Fine Aggregate Matrix (FAM) and a Hot Mix Asphalt (HMA) composed of coarse aggregates, air and FAM. Mixture design parameters and mechanical proper"es of the cons"tuents are the input parameters. Simula"on results are compared with those obtained from laboratory tests. The influence of the aggregate modulus and voids ra"o on the s"ffness of the mixture is inves"gated. The results showed that at low frequencies, the varia"on in the s"ffness of the aggregate has liIle effect in the varia"on of the dynamic modulus of the mixture, becoming more significant at higher frequencies. In addi"on, it was possible to obtain the dynamic module of the HMA from the simula"on, es"ma"ng the modulus of elas-"city of the aggregates. The dynamic modulus of the mixture decreases with the in-crease in its voids and presents an approximately linear behavior, especially at lower frequencies.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58390
ISSN : 2237-1346
Aparece en las colecciones: DET - Artigos publicados em revista científica

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