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Tipo: Artigo de Periódico
Título : Estimação da velocidade média em vias arteriais urbanas com uso do microssimulador VISSIM
Autor : Lacerda, Victor Macêdo
Ribeiro, Leonardo Gonçalves
Rocha, Matheus Ferreira da
Tabosa, Diego Alves
Castro Neto, Manoel Mendonça de
Palabras clave : Microssimulação de tráfego;Car-following;Mudança de faixa;Wiedemann
Fecha de publicación : 2019
Citación : LACERDA, Victor Macêdo; RIBEIRO, Leonardo Gonçalves; ROCHA, Matheus Ferreira da TABOSA, Diego Alves; CASTRO NETO, Manoel Mendonça de. Estimação da velocidade média em vias arteriais urbanas com uso do microssimulador VISSIM. Transportes, São Paulo-SP, v. 27, n. 4, p. 1-13, 2019.
Resumen en portugués brasileño: Um dos principais desafios na modelagem microscópica de vias urbanas é a estimação dos valores dos parâmetros dos modelos comportamentais do condutor. O principal objetivo deste artigo é propor um método de calibração dos modelos comportamentais do VISSIM para modelagem do tráfego de vias arteriais urbanas, com foco na estimação da velocidade média do tráfego de automóveis e de ônibus. O método foi aplicado em dois corredores urbanos da cidade de Fortaleza, resultando em erros de calibração de 10% e 13% e de validação de 19% e 9%. O segundo objetivo deste artigo foi comparar a calibração apresentada, do tipo sequencial, na qual os parâmetros são calibrados separadamente, seguindo uma sequência pré-estabelecida, com a calibração simultânea, na qual todos os parâmetros são calibrados em conjunto com base na medida de desempenho do tráfego que se deseja estimar. A calibração sequencial resultou em melhores estimativas para os parâmetros comportamentais, pois ela diminui a chance de se obter combinações de valores irreais para os parâmetros.
Abstract: One of the main challenges in urban traffic microscopic modeling is the es ma on of the parameter of the driving behaviour models. The main objec ve of this paper is to propose a calibra on methodology for VISSIM for modeling urban arterial roads, focus-ing on the es ma on of the mean speed of cars and buses. The methodology was ap-plied in two urban corridors in Fortaleza, resul ng in calibra on errors of 10% and 13% and valida on errors of 19% and 9%. The second objec ve of this paper was to compare the proposed sequen al calibra on with the simultaneous calibra on, in which all pa-rameters are calibrated together based on the traffic measure of effec veness to be es- mated. The sequen al calibra on resulted in beEer es mates of the parameters, as this methodology decreases the chances of obtaining unrealis c sets of parameter values.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58381
ISSN : 2237-1346
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