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dc.contributor.advisorRodrigues, Maxweel Veras-
dc.contributor.authorRamos, Stéphannie Lynne Torres Costa-
dc.date.accessioned2021-05-13T18:35:38Z-
dc.date.available2021-05-13T18:35:38Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationRAMOS, Stéphannie Lynne Torres Costa. Validação de instrumento de avaliação por competências de discentes de enfermagem no cenário hospitalar. Orientador: Maxweel Veras Rodrigues. 2021. 132 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58367-
dc.description.abstractThe National Curricular Guidelines (DCN) for undergraduate courses in the health area were instituted in 2001 and aimed to guide the process of reorienting the training of profesionals follwing the principles of SUS and establishing the general and specific competences to be developed. It is of great relevance to search for new teaching models, focused on the commitment to training and the skills and requirements demanded in the job market. There is, then, a growing discussion about competence-based education, however, it is observed that the evaluation processo f students during the internship field does not take place clearly, with well-defined objectives, explicit requirements, witch makes the process more difficult, since theres is no standardization of these evaluation processes. This study aimed to validate a competency assessment instrument that contributes to the improvement os teaching-learning assessment of nursing studnts in the hospital practice setting. This was a methodological study with quantitative and qualitative approach, whose steps included the review of previous studies, elaborations of an instrument and tha obtaining of consensus by Delhpi technique in two rounds, with subsequente analysis by specialist and reliability through Cronachs’s alpha and calculation of the CVI. From the values obtained, it was found that the instrument has lost stability and has proves to be reliable, clear and relevant. A pilot test was carried out wiht teacher, nurses of the discipline and the students and, based on the contente alnaysis of the answers, revealed that their perceptions was that the instrument has good applicability in the evaluative practice of the discipline offered in the Bursing course of a public university of the state of Ceará- Brazil. It is conidered that the instrument can contirbute to improving the assessment of nursing students’ learning and, consequently, to the training of future professional and improving the quality of health care.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação baseada em competênciaspt_BR
dc.subjectEnfermagem - Estudo e ensino (Superior)pt_BR
dc.subjectCompetências essenciais - Avaliaçãopt_BR
dc.titleValidação de instrumento de avaliação por competências de discentes de enfermagem no cenário hospitalarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.co-advisorCaetano, Joselany Áfio-
dc.description.abstract-ptbrAs Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de graduação da área da saúde foram instituídas a partir de 2001, com intuito de guiar o processo de reorientação da formação dos profissionais, conforme os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e as competências gerais e específicas a serem desenvolvidas. É de grande relevância a busca por novos modelos de ensino, voltados para o compromisso com a formação, as competências e os requisitos exigidos no mercado de trabalho. Tem-se, então, crescente discussão sobre a educação baseada em competências, porém, observa-se que o processo avaliativo dos discentes durante o campo de estágio não ocorre de forma clara, com objetivos bem definidos, quesitos explícitos, o que dificulta o processo de avaliação, visto que não há padronização destes processos avaliativos. Este estudo objetivou validar um instrumento de avaliação de competências que contribua para o aprimoramento da avaliação do ensino-aprendizagem de alunos de enfermagem no cenário de prática hospitalar. Tratou-se de estudo metodológico, com abordagem quantiqualitativa, cujas etapas abrangeram a revisão de estudos prévios, elaboração de um instrumento e obtenção do consenso pela técnica de Delphi em duas rodadas, com posterior análise de conteúdo por especialistas e confiabilidade mediante o alfa de Cronbach e cálculo do IVC. A partir dos valores obtidos, constatou-se que o instrumento possui estabilidade e se mostrou confiável, claro e relevante. Um teste-piloto foi realizado com docentes, enfermeiras da disciplina e os discentes e, a partir da análise de conteúdo das respostas, revelou que a percepção foi de que o instrumento tem boa aplicabilidade na prática avaliativa da disciplina ofertada no Curso de Enfermagem de uma universidade pública do Ceará - Brasil. Considera-se que o instrumento pode contribuir para melhoria da avaliação da aprendizagem dos alunos de enfermagem e, consequentemente, para formação de futuros profissionais e melhoria da qualidade da assistência em saúde.pt_BR
Aparece nas coleções:POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

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