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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58357
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Avaliação da relação entre comportamentos mecânico e hidráulico para lastro ferroviário |
Título em inglês: | Evaluation of the relationship between mechanical and hydraulic behavior for railway ballast: case study |
Autor(es): | Diógenes, Daianne Fernandes Castelo Branco, Verônica Teixeira Franco Motta, Laura Maria Goretti da |
Palavras-chave: | Lastro ferroviário;Propriedades de forma;Comportamento mecânico;Comportamento hidráulico |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | DIÓGENES, Daianne Fernandes; CASTELO BRANCO, Verônica Teixeira Franco; MOTTA, Laura Maria Goretti. Avaliação da relação entre comportamentos mecânico e hidráulico para lastro ferroviário. Transportes, São Paulo-SP, v. 28, n. 3, p. 1-15, 2020. |
Resumo: | O desempenho da camada de lastro ferroviário é dependente das caracterís7cas 8sicas, mecânicas e hidráulicas, bem como das caracterís7cas de outros componentes, como veículo e velocidade da via. Este estudo obje7va avaliar materiais de lastro, em diversas fases de aplicação, quanto ao comportamento mecânico e hidráulico. Para tanto, foram realizados ensaios tradicionais de forma de agregados, ensaios avançados de propriedades de forma de agregados com o uso do processamento digital de imagens, módulo de resiliência, deformação permanente e condu7vidade hidráulica. Os resultados mostra-ram que uma maior deformação axial permanente não, necessariamente, implica em menor condu7vidade hidráulica, para os materiais avaliados nesse estudo. O comporta-mento mecânico foi alterado a par7r das modificações nas propriedades de forma dos agregados (forma 2D e textura), bem como da granulometria. A condutividade hidráu-lica permaneceu a mesma para os três materiais avaliados, mesmo após a realização dos ensaios mecânicos. No geral, os três materiais foram considerados propícios a sofrerem quebras, mas, embora tenham passado por etapas de construção e operação, todos fo-ram classificados como limpos. |
Abstract: | The performance of the rail ballast layer is dependent on the physical, mechanical and hydraulic characteris7cs as well as the characteris7cs of other components such as ve-hicle and track speed. This study aims to evaluate ballast materials, in various applica-7on phases, regarding mechanical and hydraulic behavior. For this purpose, tradi7onal aggregate shape tests, advanced aggregate shape proper7es tests were performed us-ing digital image processing, resilience modulus, permanent deforma7on and hydraulic conduc7vity. The results showed that greater permanent axial deforma7on does not necessarily imply lower hydraulic conduc7vity for the materials evaluated in this study. The mechanical behavior was changed from the changes in the shape proper7es of the aggregates (2D shape and texture), as well as the par7cle size. The hydraulic conduc7vity remained the same for the three materials evaluated, even aMer the mechanical tests. Overall, the three materials were considered prone to breakage, but although they went through construc7on and opera7on, they were all classified as clean. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58357 |
ISSN: | 2237-1346 |
Aparece nas coleções: | DET - Artigos publicados em revista científica |
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