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Title in Portuguese: Efeitos da periferização nos níveis de acessibilidade aos empregos da população de baixa renda em Fortaleza
Title: Effects of peripheralization on jobs accessibility levels of the low-income population in Fortaleza
Author: Andrade, Beatriz Rodrigues
Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro
Sousa, Francelino Franco Leite de Matos
Lopes, André Soares
Keywords: Acessibilidade urbana
Desigualdades socioespaciais na acessibilidade
Segregação socioespacial
Planejamento urbano integrado
Issue Date: 2020
Citation: ANDRADE, Beatriz Rodrigues; LOUREIRO, Carlos Felipe Grangeiro; SOUSA, Francelino Franco Leite de Matos; LOPES, André Soares. Efeitos da periferização nos níveis de acessibilidade aos empregos da população de baixa renda em Fortaleza. Transportes, São Paulo-SP, v. 28, n. 3, p. 1-15, 2020.
Abstract in Portuguese: A expansão urbana por meio da segregação socioespacial involuntária, quando conco-mitante a um processo de concentração de empregos, afeta nega4vamente a acessibili-dade ao trabalho de certos grupos populacionais. O segmento mais impactado é a po-pulação de baixa renda, pois está sujeita a restrições socioeconômicas que a impedem de residir nas regiões mais acessíveis aos empregos. Fortaleza é exemplo dessa proble-má4ca, com a maioria da população de baixa renda residindo nas regiões a oeste da cidade, distantes da maior oferta de postos de trabalho na região Central. Para uma melhor compreensão dessa problemá4ca, este trabalho propõe um método de caracte-rização e diagnós4co para avaliar a magnitude dos problemas e suas mútuas dependên-cias. Para isto, fez-se uso da modelagem integrada na obtenção de indicadores, apli-cando-se então ferramentas de análise espacial exploratória em áreas que permi4ram a verificação de evidências das intra e inter-relações nos subsistemas de uso do solo e transportes, corroborando a hipótese de causalidade dos efeitos da periferização da po-pulação de baixa renda sobre seus baixos níveis de acessibilidade aos empregos oferta-dos em Fortaleza.
Abstract: The urban expansion through involuntary socio-spa4al segrega4on, when combined with a process of jobs concentra4on, nega4vely affects accessibility to work of certain popula4onal groups. The most impacted segment is the low-income popula4on, since they are subject to socioeconomic restric4ons being unable to live in areas more acces-sible to jobs. Fortaleza faces such problems, with the majority of low-income people living in the West region of the city, far away from the major supply of jobs in its Central area. To a beEer understanding of this problema4c context, this work proposes a method for characterizing and diagnosing problems intensity and mutual dependencies. For that, integrated modelling was applied to quan4fy indicators, followed by the use of exploratory spa4al analysis tools to verify evidences of intra and interrela4ons between land-use and transport subsystems, suppor4ng the causality hypothesis of the effects of low-income household segrega4on in the city periphery over their low levels of accessi-bility to jobs in Fortaleza
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58356
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2237-1346
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