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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58285
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Olinda, Guilherme Vinicius da Silva | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Ítalo Mendes da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-10T17:38:28Z | - |
dc.date.available | 2021-05-10T17:38:28Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | OLINDA, Guilherme Vinicius da Silva; RIBEIRO, Ítalo Mendes da Silva. Desenvolvimento de jogo para auxílio no aprendizado da tabuada. Anais... Encontros Universitários da UFC em Crateús, Crateús, p. 50, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58285 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará - Campus Crateús | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jogos Educativos | pt_BR |
dc.subject | Aprendizado da tabuada | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de jogo para auxílio no aprendizado da tabuada | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A matemática é uma disciplina que está presente diariamente na vida das pessoas, tornando-se assim uma matéria de grande importância, mas é de difícil compreensão por boa parte dos alunos, fazendo com que o rendimento e os resultados gerais fiquem em um nível considerado baixo. Assim, uma forma de se aprender as quatro operações básicas da tabuada seria decorando-a, mas esse é um método bastante tedioso, pouco atrativo e que não contribui muito para o real aprendizado da tabuada. Por isso, o projeto propõe uma forma mais divertida para o aprendizado da tabuada, com um jogo eletrônico. Nesse jogo serão empregadas gamificações e mecânicas bem conhecidas, como a match three que é simples, fácil de aprender, bem aceita pelos jogadores e utilizada em jogos famosos como Candy Crush Saga e Juice Cubes. Na mecânica de match three o objetivo é combinar três ou mais peças de um mesmo tipo, no projeto os números e os sinais das operações serão combinados para formar uma conta, a fim de completar os levels do jogo. Existem jogos que ensinam a tabuada, mas em sua grande maioria, já esperam que os jogadores saibam a tabuada e apenas exercitem o que já foi aprendido. O jogo proposto no projeto visa facilitar o aprendizado da tabuada, por meio de aprendizado gradual e progressivo, iniciando na operação básica de soma, na tabuada do número um e progredindo para as outras operações de subtração, multiplicação, até a tabuada de divisão por nove. O jogo será gratuito e distribuído em várias plataformas como Windows, Linux, Mac, Web, Android, IOS, Xbox, Switch e Playstation objetivando facilitar o acesso ao jogo. \r\nPara avaliar se o jogo auxilia o aprendizado da tabuada, pretendia-se utilizar dois grupos de alunos de uma escola pública de Crateús, um grupo utilizando o jogo e outro não, e posteriormente avaliar o aprendizado com alguns exercícios. Mas devido a pandemia, o desenvolvimento do jogo e os testes nas escolas públicas foram impossibilitados. Por isso, o projeto ainda não possui resultados. O lançamento do jogo é previsto para 2021, mas sem data definida. Após o lançamento, e de acordo com a situação da pandemia, caso seja possível, os testes com os alunos das escolas serão realizados. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EUCRATEÚS - CTI - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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