Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58277
Type: Artigo de Periódico
Title: Revisitando Dewey e Montessori a partir das caixas “progressistas”
Other Titles: Revisando a dewey y montessori de las cajas de “progressistas”
Title in English: Revisiting dewey and montessori from a “progressive” boxes standpoint
Authors: Erbereli, Ligia Gomes Rodrigues
Linhares, Angela Maria Bessa
Keywords: Educação progressista;Escola Nova;Ensino-aprendizagem
Issue Date: 2020
Publisher: Revista Educação em Debate
Citation: ERBERELI, Ligia Gomes Rodrigues; LINHARES, Angela Maria Bessa. Revisitando Dewey e Montessori a partir das caixas “progressistas”. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 42, n. 83, p. 226-244, set./dez. 2020.
Abstract in Brazilian Portuguese: Os pensamentos complexos de Dewey e Montessori têm sido alvo de duras críticas que, em geral, são oriundas de concepções que se dizem progressistas. Objetivamos partir de algumas destas críticas para revisitar a complexidade das duas teorias educacionais, analisando criticamente aspectos que foram reduzindo-as, resultando por diluir o interesse acadêmico por suas contribuições, no Brasil e no mundo. O artigo de reflexão teórica compõe um diálogo entre os dois educadores, ressaltando os aspectos que colocam o sujeito da educação como multidimensional e algumas exclusões que têm remetido a conteúdos regressivos e limitantes de novas compreensões da emancipação humana, dando, pois, novo relevo às contribuições de ambos.
Abstract: Dewey’s and Montessori’s complex thoughts have been the target of harsh criticism that usually arises from so-called progressive conceptions. Our goal is to revisit the complexity of both educational theories, based on these criticisms, by critically analyzing aspects which reduced them and ended up diluting the academic interest in them – both in Brazil and abroad. This theoretical reflection article establishes a dialogue between both educators, emphasizing the aspects that recognize the education subject as multi-dimensional, and some exclusions that have referred to regressive and limiting contents of new understandings of human emancipation, thus giving both authors’ contributions a new significance.
Abstract in Spanish: Los complejos pensamientos de Dewey y Montessori han sido objeto de duras críticas que, en general, provienen de concepciones que se dice progresistas. Pretendemos partir de algunas de estas críticas para revisar la complejidad de las dos teorías educativas, analizando críticamente aspectos que las han ido reduciendo, resultando en diluir el interés académico por sus aportes, en Brasil y en el mundo. El artículo de reflexión teórica compone un diálogo entre los dos educadores, destacando los aspectos que sitúan al sujeto de la educación como multidimensional y algunas exclusiones que se han referido a contenidos regresivos y limitantes de nuevas comprensiones de la emancipación humana, dando así un nuevo énfasis a los aportes de ambos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58277
ISSN: 0102-1117 (impresso)
2526-0847 (online)
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_art_lgeerbereliamblinhares.pdf304,24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.