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dc.contributor.authorErbereli, Ligia Gomes Rodrigues-
dc.contributor.authorLinhares, Angela Maria Bessa-
dc.date.accessioned2021-05-08T00:47:58Z-
dc.date.available2021-05-08T00:47:58Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationERBERELI, Ligia Gomes Rodrigues; LINHARES, Angela Maria Bessa. Revisitando Dewey e Montessori a partir das caixas “progressistas”. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 42, n. 83, p. 226-244, set./dez. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.issn2526-0847 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58277-
dc.description.abstractDewey’s and Montessori’s complex thoughts have been the target of harsh criticism that usually arises from so-called progressive conceptions. Our goal is to revisit the complexity of both educational theories, based on these criticisms, by critically analyzing aspects which reduced them and ended up diluting the academic interest in them – both in Brazil and abroad. This theoretical reflection article establishes a dialogue between both educators, emphasizing the aspects that recognize the education subject as multi-dimensional, and some exclusions that have referred to regressive and limiting contents of new understandings of human emancipation, thus giving both authors’ contributions a new significance.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação progressistapt_BR
dc.subjectEscola Novapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleRevisitando Dewey e Montessori a partir das caixas “progressistas”pt_BR
dc.title.alternativeRevisando a dewey y montessori de las cajas de “progressistas”pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs pensamentos complexos de Dewey e Montessori têm sido alvo de duras críticas que, em geral, são oriundas de concepções que se dizem progressistas. Objetivamos partir de algumas destas críticas para revisitar a complexidade das duas teorias educacionais, analisando criticamente aspectos que foram reduzindo-as, resultando por diluir o interesse acadêmico por suas contribuições, no Brasil e no mundo. O artigo de reflexão teórica compõe um diálogo entre os dois educadores, ressaltando os aspectos que colocam o sujeito da educação como multidimensional e algumas exclusões que têm remetido a conteúdos regressivos e limitantes de novas compreensões da emancipação humana, dando, pois, novo relevo às contribuições de ambos.pt_BR
dc.description.abstract-esLos complejos pensamientos de Dewey y Montessori han sido objeto de duras críticas que, en general, provienen de concepciones que se dice progresistas. Pretendemos partir de algunas de estas críticas para revisar la complejidad de las dos teorías educativas, analizando críticamente aspectos que las han ido reduciendo, resultando en diluir el interés académico por sus aportes, en Brasil y en el mundo. El artículo de reflexión teórica compone un diálogo entre los dos educadores, destacando los aspectos que sitúan al sujeto de la educación como multidimensional y algunas exclusiones que se han referido a contenidos regresivos y limitantes de nuevas comprensiones de la emancipación humana, dando así un nuevo énfasis a los aportes de ambos.pt_BR
dc.title.enRevisiting dewey and montessori from a “progressive” boxes standpointpt_BR
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