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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58270
Tipo: | Resumo |
Título: | “Alfabetização e ensino de português para crianças surdas nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta para formação continuada de professores das escolas bilíngues de Fortaleza” |
Autor(es): | Souza, Marina Figueiredo de Carmo, Lylia Lúcia Silva do Lopes, Ligiane de Castro Peixoto, Renata Castelo |
Palavras-chave: | Surdos - Educação;Professores - Educação (Educação permanente);Língua portuguesa - Estudo e ensino |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | SOUZA, Marina Figueiredo de; CARMO, Lylia Lúcia Silva do; LOPES, Ligiane de Castro; PEIXOTO, Renata Castelo. “Alfabetização e ensino de português para crianças surdas nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta para formação continuada de professores das escolas bilíngues de Fortaleza”. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Resumo: | Abordaremos em nosso trabalho as experiências vivenciadas no Projeto de Extensão “Alfabetização e ensino de português para crianças surdas nos anos iniciais do ensino fundamental: Uma proposta para formação continuada de professores das escolas bilíngues de Fortaleza” que objetiva capacitar professores de português como segunda língua (L2) sobre aspectos específicos do processo de ensino/aprendizagem de surdos. O projeto, coordenado pela docente Renata Peixoto, iniciou-se em maio de 2016, atuando com um grupo de treze professoras oriundas de três escolas bilíngues para surdos: Instituto Filippo Smaldone, Instituto Cearense de Educação de Surdos e Escola Municipal de Educação Bilíngue Francisco Suderland Bastos Mota, com encontros semanais de três horas e meia de duração. Reconhecendo o desafio atual que é a consolidação de uma educação bilíngue de qualidade, buscamos incentivar ações reflexivas das educadoras visando à melhoria e consistência de suas práticas pedagógicas. Para isso, fixamos como fundamental uma metodologia teórico-prática que segue quatro etapas: estudo coletivo de quatro unidades temáticas (o bilinguismo; o processo inicial de leitura e escrita; o surdo e o ensino/aprendizagem de português escrito; e a didática surda) através da leitura de textos, dinâmicas, discussão e debate com convidados; produção de autobiografia das professoras com foco na relação ensino/surdez; registro em vídeo de aulas das professoras para provocar reflexão sobre suas estratégias metodológicas; e a elaboração de novas propostas didáticas. Como o projeto está em pleno andamento, não obtivemos ainda respostas conclusivas, mas todas as práticas e discussões realizadas até o momento já nos permitem identificar dificuldades e pontos de conflito experienciados no ensino de português como L2 para surdos, estes aspectos nos servirão de base para a fomentação de novas reflexões. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58270 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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