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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58270
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Souza, Marina Figueiredo de | - |
dc.contributor.author | Carmo, Lylia Lúcia Silva do | - |
dc.contributor.author | Lopes, Ligiane de Castro | - |
dc.contributor.author | Peixoto, Renata Castelo | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-07T18:08:40Z | - |
dc.date.available | 2021-05-07T18:08:40Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Marina Figueiredo de; CARMO, Lylia Lúcia Silva do; LOPES, Ligiane de Castro; PEIXOTO, Renata Castelo. “Alfabetização e ensino de português para crianças surdas nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta para formação continuada de professores das escolas bilíngues de Fortaleza”. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58270 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Surdos - Educação | pt_BR |
dc.subject | Professores - Educação (Educação permanente) | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | “Alfabetização e ensino de português para crianças surdas nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta para formação continuada de professores das escolas bilíngues de Fortaleza” | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Abordaremos em nosso trabalho as experiências vivenciadas no Projeto de Extensão “Alfabetização e ensino de português para crianças surdas nos anos iniciais do ensino fundamental: Uma proposta para formação continuada de professores das escolas bilíngues de Fortaleza” que objetiva capacitar professores de português como segunda língua (L2) sobre aspectos específicos do processo de ensino/aprendizagem de surdos. O projeto, coordenado pela docente Renata Peixoto, iniciou-se em maio de 2016, atuando com um grupo de treze professoras oriundas de três escolas bilíngues para surdos: Instituto Filippo Smaldone, Instituto Cearense de Educação de Surdos e Escola Municipal de Educação Bilíngue Francisco Suderland Bastos Mota, com encontros semanais de três horas e meia de duração. Reconhecendo o desafio atual que é a consolidação de uma educação bilíngue de qualidade, buscamos incentivar ações reflexivas das educadoras visando à melhoria e consistência de suas práticas pedagógicas. Para isso, fixamos como fundamental uma metodologia teórico-prática que segue quatro etapas: estudo coletivo de quatro unidades temáticas (o bilinguismo; o processo inicial de leitura e escrita; o surdo e o ensino/aprendizagem de português escrito; e a didática surda) através da leitura de textos, dinâmicas, discussão e debate com convidados; produção de autobiografia das professoras com foco na relação ensino/surdez; registro em vídeo de aulas das professoras para provocar reflexão sobre suas estratégias metodológicas; e a elaboração de novas propostas didáticas. Como o projeto está em pleno andamento, não obtivemos ainda respostas conclusivas, mas todas as práticas e discussões realizadas até o momento já nos permitem identificar dificuldades e pontos de conflito experienciados no ensino de português como L2 para surdos, estes aspectos nos servirão de base para a fomentação de novas reflexões. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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