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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorReis Filho, Osmar Gonçalves dos-
dc.contributor.authorPeixoto, Marcio Silva-
dc.date.accessioned2021-05-05T16:07:22Z-
dc.date.available2021-05-05T16:07:22Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationPEIXOTO, Marcio Silva. A criação de si no audiovisual: perspectivas de análise do processo de auto-representação de FKA Twigs no videoclipe "M3LL155X". Orientador: Osmar Gonçalves dos Reis Filho. 2016. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Curso de Graduação em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda, Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58207-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAuto-representaçãopt_BR
dc.subjectAutoficçãopt_BR
dc.subjectAutorretratopt_BR
dc.subjectAudiovisualpt_BR
dc.subjectVideoclipept_BR
dc.titleA criação de si no audiovisual: perspectivas de análise do processo de auto-representação de FKA Twigs no videoclipe "M3LL155X"pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa consiste em um estudo sobre os modelos e a prática da auto-representação e a sua articulação na linguagem audiovisual, para uma análise do videoclipe "M3LL155X", e dos processos de subjetivação realizados pela artista multimídia FKA Twigs. Com a pesquisa objetiva-se compreender o modo de operação desses processos de criação de si na seara do audiovisual, articulados a partir da própria linguagem do dispositivo do vídeo, e dos modos de enunciação da artista na imagem do videoclipe. Para tanto, recorre-se, metodologicamente, a uma revisão bibliográfica das escritas de si e de um pensamento da estética da existência em Foucault, de uma atualização dos conceitos de autoficção e autorretrato, presentes em Klinger e Bellour, respectivamente, e de apontamentos teóricos e técnicos acerca da linguagem do vídeo e do videoclipe, em autores como Dubois, Krauss, Machado, e Soares. Conclui-se, sobre FKA Twigs e o videoclipe "M3LL155X", que a autora configura-se como uma autora performática, e que a linguagem audiovisual é utilizada aqui para a criação de, não apenas um, mas diferentes mitos da própria artista. A partir da utilização de uma série de recursos técnicos, iconografias, e simbolismos, a artista opera relembranças, faz projeções, e partilha um discurso sobre a sua identidade feminina. Observa-se, então, sobre a prática da auto-representação na contemporaneidade, ser esse um espaço de potencialidades estéticas, políticas e filosóficas do sujeito contemporâneo, e que o ato de criação de si é, de fato, uma prática de linguagem.pt_BR
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