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Tipo: Resumo
Título: Utilização de cartilha educativa como meio de conscientização em HIV/AIDS
Autor(es): Rocha, Matheus Dias Girao
Franco, Jônatas da Silva
Farias, Luís Arthur Brasil Gadelha
Marques, Tino Miro Aurélio
Pires Neto, Roberto da Justa
Palavras-chave: AIDS (Doença) - Prevenção;Educação em saúde;Promoção da saúde
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: ROCHA, Matheus Dias Girao; FRANCO, Jônatas da Silva; FARIAS, Luís Arthur Brasil Gadelha; MARQUES, Tino Miro Aurélio; PIRES NETO, Roberto da Justa. Utilização de cartilha educativa como meio de conscientização em HIV/AIDS. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: INTRODUÇÃO: A extensão universitária é de suma importância para o desenvolvimento social e individual do discente e da comunidade. Nesse sentido, projetos de conscientização sobre HIV/AIDS, doença que acomete cerca de 37.244 indivíduos no Nordeste (SANTOS, 2016), tornam-se fundamentais para a diminuição de casos e propagação da educação em saúde. Portanto, a fim de integrar Universidade e Sociedade, o estudante pode utilizar diferentes ferramentas para disseminar o conhecimento. OBJETIVO: Apresentar a cartilha “Mas, afinal, o que é HIV?”, criada pelo Projeto de Estudos e Ações em Doenças Infecciosas, como instrumento de ensino do tema. METODOLOGIA: A atividade foi protagonizada por oito alunos, do 1º ao 5º semestre, membros do Projeto, supervisionada pelo professor coordenador do projeto e desenvolvida em dezembro de 2015 na Praça da Gentilândia, localizada em Fortaleza-CE, local muito frequentado por estudantes universitários, além de usuários em geral. Foi confeccionada e distribuída uma cartilha com imagens e textos de fácil compreensão, que continha informações acerca da definição, transmissão, sintomas, prevenção do HIV/AIDS. A cartilha foi baseada nas diretrizes do Ministério da Saúde e referenciada em artigos atuais. Ademais, as pessoas recebiam um pré-teste e um pós-teste para avaliar o conhecimento prévio e o ganho de aprendizado. RESULTADOS: Segundo a percepção dos membros do projeto, foram evidenciados três grupos participantes: o primeiro, pessoas com desconhecimento e desinteresse quanto ao assunto; o segundo, de pessoas com conhecimento intermediário, e o último, mais prevalente, que acertou todas as perguntas. CONCLUSÕES: Percebeu-se ganho de conhecimento da população, principalmente em relação a transmissão e prevenção da doença. Durante a campanha ficou clara a importância do assunto para o público, visto que eram nítidas suas dúvidas e interesse em se informar. Para os membros, o principal ganho consistiu em trabalhar a intervenção na comunidade.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58205
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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