Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58185
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Barreto, Mariana Mont'Alverne | - |
dc.contributor.author | Santos, Alane Vale Farias dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-04T21:00:37Z | - |
dc.date.available | 2021-05-04T21:00:37Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Alane Vale Farias dos. O uso do livro didático por professor e estudantes nas aulas de sociologia na Escola Estadual de Ensino Profissional Professor Francisco Aristóteles de Sousa em Itaitinga – Ceará. Orientadora: Mariana Mont'Alverne Barreto. 2021. 93 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58185 | - |
dc.description.abstract | This work aims to investigate the way students and teacher of two second year high school classes, from the State School of Professional Education Professor Francisco Aristóteles de Sousa, located in the municipality of Itaitinga, Ceará, make use of the Sociology textbook, “Sociology in motion” by Afrânio Silva et al., In his learning process. Starting from the hypothesis that the uses of the textbook by the students go beyond the conditions set by the teacher in their classes, the work brings a field report of the observation of Sociology classes where the book is widely used. a brief summary of the reasons for the official documents that govern education in Brazil and the teaching of Sociology; how Sociology classes are elaborating at school; how students evaluate the textbook adopted by the school; a brief presentation of the thematic contents of the book and the proposal of an ideal lesson plan based on the curricular parameters and the textbook, suggesting an intersectional approach in Sociology classes. The methodology was participant observation, as the research is a product of the experience as a teacher in the researched school. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Sociologia - Estudo e ensino (Ensino médio) - Itaitinga (CE) | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos - Itaitinga (CE) | pt_BR |
dc.subject | Leitura - Estudo e ensino (Ensino médio) - Itaitinga (CE) | pt_BR |
dc.title | O uso do livro didático por professor e estudantes nas aulas de sociologia na Escola Estadual de Ensino Profissional Professor Francisco Aristóteles de Sousa em Itaitinga – Ceará | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta dissertação tem como objetivo investigar a forma como estudantes e professor de duas turmas de segundo ano do Ensino Médio, da Escola Estadual de Educação Profissional Professor Francisco Aristóteles de Sousa, localizada no município de Itaitinga, Ceará, fazem uso do livro didático de Sociologia, “Sociologia em movimento” da autoria de Afrânio Silva et al., no seu processo de aprendizagem. Partindo da hipótese de que os usos do livro didático pelos estudantes extrapolam os condicionantes dispostos pelo(a) professor(a) em suas aulas, o trabalho traz relatório de campo da observação de aulas de Sociologia nas quais o livro é amplamente utilizado. A metodologia foi a observação participante, pois a pesquisa é produto da experiência como professora na escola pesquisada. Uma breve síntese do levantamento prelimitar bibliográfico também compõe este trabalho, com obras que abordam a temática do livro didático, figura do leitor, práticas de leitura, edição e recepção de textos, educação escolar e utilização de materiais didáticos. O trabalho faz uma breve síntese sobre as propostas dos documentos oficiais que regem a educação no Brasil e o ensino de Sociologia; como as aulas de Sociologia são elaboradoras na escola; como os estudantes avaliam o livro didático adotado pela escola; uma breve apresentação dos conteúdos temáticos do livro e a proposta de um plano ideal de aula com base nos parâmetros curriculares e no livro didático, sugerindo uma abordagem interseccional nas aulas de Sociologia. | pt_BR |
dc.title.en | The use of the teaching book by teachers and students in sociology classes at The Professional State School Professor Francisco Aristóteles de Sousa in Itaitinga - Ceará | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PROFSOCIO - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_dis_avfsantos.pdf | 2,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.