Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58171
Type: Resumo
Title: A criação do grupo de estudos em docência como proposta de formação continuada dos docentes da UFC em Crateús
Authors: Cota, Tiany Guedes
Andrade, Thayres de Sousa
Silva, Luana Viana Costa e
Silva, Rafael Chagas
Batista, Tatiane Lima
Keywords: Docência no ensino superior;Ensino-aprendizagem;Formação pedagógica
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade Federal do Ceará - Campus Crateús
Citation: COTA, Tiany Guedes; ANDRADE, Thayres de Sousa; SILVA, Luana Viana Costa e; SILVA, Rafael Chagas; BATISTA, Tatiane Lima. A criação do grupo de estudos em docência como proposta de formação continuada dos docentes da UFC em Crateús. Anais... Encontros Universitários da UFC em Crateús, Crateús, p. 17, 2020.
Abstract in Brazilian Portuguese: Para que o docente do ensino superior possa exercer bem o seu papel, além do conhecimento aprofundado sobre temas específicos de sua área, é necessário, também, possuir formação pedagógica. Entretanto, no percurso do magistério superior, docentes com formação em cursos de bacharelado enfrentam dificuldades com a didática. Uma pesquisa realizada pelo Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico da UFC, que contou com a participação de 28 professores do campus de Crateús, demonstrou que cerca de 36% não possuem formação pedagógica. Embora a maioria, 64%, possua algum tipo de formação nessa área, muitos relataram dificuldades relacionadas à prática docente. Dentre as demandas de capacitação percebidas ao longo da prática cotidiana, foram destacadas: metodologias de avaliação, metodologias ativas, planejamento de disciplinas, educação inclusiva no ensino superior, além de dificuldades em lidar com o pouco conhecimento prévio por parte das turmas ingressantes e desmotivação de muitos discentes. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo relatar a experiência do Grupo de Estudos em Docência no Ensino Superior (GEDES). O grupo iniciou as atividades em abril de 2020 de forma remota com o propósito de desenvolver esse fazer docente em professores do campus da UFC em Crateús. Formado, atualmente, por 13 professores de todos os cursos de graduação do campus e por 3 técnicos administrativos em educação, atua de modo compartilhado, discutindo temas e relatando experiências relacionadas à docência no ensino superior. Inicialmente, os encontros foram semanais com duração de aproximadamente 1 hora. A partir de setembro de 2020, esta frequência passou a ser mensal, com igual duração. A cada encontro, dois integrantes do grupo se voluntariavam para mediar o debate posterior, o qual era orientado com base em temas fundamentados em livros e trabalhos científicos da área pedagógica. Dentre os temas já abordados nos encontros, destacam-se: reflexões a respeito da necessidade do debate sobre competências pedagógicas; interferências das mudanças sociais na universidade e aptidões básicas para o exercício da docência universitária; complementaridade dos processos de ensino e aprendizagem; interação entre os participantes do processo de aprendizagem; o docente do ensino superior e o Projeto Político Pedagógico. Durante o período de ensino remoto do primeiro semestre de 2020, o grupo também promoveu encontros de partilhas de experiências abertos à toda comunidade docente e técnicos administrativos do campus, que se mostraram fundamentais para auxiliar os docentes em suas práticas de ensino-aprendizagem. Diante do exposto, a criação do grupo de estudos vem proporcionando a construção de conhecimentos pedagógicos de forma coletiva e a troca de experiências didáticas entre o corpo docente universitário. Espera-se que as ações promovidas pelo grupo possam contribuir para a melhoria constante das relações de ensino-aprendizagem e dos cursos de graduação.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58171
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:EUCRATEÚS - BPD - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_resumo_eve_tgcota.pdf137,45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.