Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58171
Type: | Resumo |
Title: | A criação do grupo de estudos em docência como proposta de formação continuada dos docentes da UFC em Crateús |
Authors: | Cota, Tiany Guedes Andrade, Thayres de Sousa Silva, Luana Viana Costa e Silva, Rafael Chagas Batista, Tatiane Lima |
Keywords: | Docência no ensino superior;Ensino-aprendizagem;Formação pedagógica |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Universidade Federal do Ceará - Campus Crateús |
Citation: | COTA, Tiany Guedes; ANDRADE, Thayres de Sousa; SILVA, Luana Viana Costa e; SILVA, Rafael Chagas; BATISTA, Tatiane Lima. A criação do grupo de estudos em docência como proposta de formação continuada dos docentes da UFC em Crateús. Anais... Encontros Universitários da UFC em Crateús, Crateús, p. 17, 2020. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Para que o docente do ensino superior possa exercer bem o seu papel, além do conhecimento aprofundado sobre temas específicos de sua área, é necessário, também, possuir formação pedagógica. Entretanto, no percurso do magistério superior, docentes com formação em cursos de bacharelado enfrentam dificuldades com a didática. Uma pesquisa realizada pelo Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico da UFC, que contou com a participação de 28 professores do campus de Crateús, demonstrou que cerca de 36% não possuem formação pedagógica. Embora a maioria, 64%, possua algum tipo de formação nessa área, muitos relataram dificuldades relacionadas à prática docente. Dentre as demandas de capacitação percebidas ao longo da prática cotidiana, foram destacadas: metodologias de avaliação, metodologias ativas, planejamento de disciplinas, educação inclusiva no ensino superior, além de dificuldades em lidar com o pouco conhecimento prévio por parte das turmas ingressantes e desmotivação de muitos discentes. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo relatar a experiência do Grupo de Estudos em Docência no Ensino Superior (GEDES). O grupo iniciou as atividades em abril de 2020 de forma remota com o propósito de desenvolver esse fazer docente em professores do campus da UFC em Crateús. Formado, atualmente, por 13 professores de todos os cursos de graduação do campus e por 3 técnicos administrativos em educação, atua de modo compartilhado, discutindo temas e relatando experiências relacionadas à docência no ensino superior. Inicialmente, os encontros foram semanais com duração de aproximadamente 1 hora. A partir de setembro de 2020, esta frequência passou a ser mensal, com igual duração. A cada encontro, dois integrantes do grupo se voluntariavam para mediar o debate posterior, o qual era orientado com base em temas fundamentados em livros e trabalhos científicos da área pedagógica. Dentre os temas já abordados nos encontros, destacam-se: reflexões a respeito da necessidade do debate sobre competências pedagógicas; interferências das mudanças sociais na universidade e aptidões básicas para o exercício da docência universitária; complementaridade dos processos de ensino e aprendizagem; interação entre os participantes do processo de aprendizagem; o docente do ensino superior e o Projeto Político Pedagógico. Durante o período de ensino remoto do primeiro semestre de 2020, o grupo também promoveu encontros de partilhas de experiências abertos à toda comunidade docente e técnicos administrativos do campus, que se mostraram fundamentais para auxiliar os docentes em suas práticas de ensino-aprendizagem. Diante do exposto, a criação do grupo de estudos vem proporcionando a construção de conhecimentos pedagógicos de forma coletiva e a troca de experiências didáticas entre o corpo docente universitário. Espera-se que as ações promovidas pelo grupo possam contribuir para a melhoria constante das relações de ensino-aprendizagem e dos cursos de graduação. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58171 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | EUCRATEÚS - BPD - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020_resumo_eve_tgcota.pdf | 137,45 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.