Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58148
Type: | Artigo de Evento |
Title: | O ensino de linha de balanço e variabilidade através de um jogo didático |
Authors: | Santos, Débora de Gois Borges, Valeska Prada Prado, Renato Lucio Heineck, Luiz Fernando Mählmann |
Keywords: | Linha de balanço;Construção civil - Planejamento;Jogos de simulação;Jogos pedagógicos;Técnicas de Ensino-Aprendizagem;Programação linear;Construção civil - Medição da produtividade |
Issue Date: | 2002 |
Citation: | SANTOS, Débora de Gois; BORGES, Valeska Prada; PRADO, Renato Lucio; HEINECK, Luiz Fernando Mählmann. O ensino de linha de balanço e variabilidade através de um jogo didático. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, IX., 7 a 10 maio 2002, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. Anais[...] Foz do Iguaçu, Paraná, 2002. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A partir de um jogo didático concebido originalmente para o ensino de medição de produtividade em obra desenvolveu-se um instrumento para o ensino da técnica de programação da Linha de Balanço dentro de um ambiente de variabilidade na produção. O jogo inicial para ensino de medição de produtividade consistia na construção de uma só casa térrea. Agora o grupo de profissionais parte para a construção de um grupo de 10 casas iguais ou então de um prédio com dez andares, subsolo, casa de máquinas e cobertura. O exercício consiste na colagem de peças de cartolina que simbolizam as várias etapas da obra, como estrutura, alvenaria, revestimentos, instalações, portas e janelas, colocação de bandejas salva-vidas, pisos e acabamentos finais. O ambiente de variabilidade na produção é obtido por meio do sorteio de dados que indicam o número de peças que podem ser coladas em cada rodada. Os profissionais inicialmente jogam sem nenhum planejamento prévio. A Linha de Balanço funciona como modelo gráfico reproduzindo a produção do grupo. Posteriormente os dados e observações obtidas no primeiro exercício são utilizados para fazer o planejamento de uma nova obra. Um exemplo é apresentado onde grupos de profissionais do setor da construção civil realizaram simulação da construção de um edifício de 10 andares, em cerca de 4 horas de trabalho, sendo que cada grupo tinha variabilidade diferente nos dados |
Abstract: | Based on an educational game created for the teaching of productivity measurements in a construction site, was developed a tool for teaching the Line of Balance within a production variability environment. The game initially was consisted of one ground floor building, now it is composed of ten ground floor buildings or one ten store building with basement, house machine and roof covering. The exercise consists in a collage of card pieces that symbolizes the several work stages like: structure, masonry, roof coverings, plumbing and electrical installations, doors and windows, putting lifeguard trays, floors and finals finishes. The production variability environment is obtained throughout dices drawing that will indicate the number of pieces that can to be glued in each round. First, the professionals play without any previous planning. The Line of Balance works as graphic model reproducing the group production. After, the dices and observations obtained in first exercise are used to do the planning of a new building. An example is showed where groups of construction professional’s carry out a simulation of the ten store building in about four hours and where each group had different variability in their dices. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58148 |
Appears in Collections: | DECC - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2002_eve_dgsantos.pdf | 166,05 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.