Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58137
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Caracterização multitemporal de barras e ilhas fluviais no baixo curso do rio Jaguaribe, Ceará
Autor(es): Queiroz, Pedro Henrique Balduino de
Pinheiro, Lidriana de Souza
Cavalcante, Andrea Alemida
Trindade, José Manuel do Rosário
Palavras-chave: Dinâmica sedimentar;Semiárido;Morfologia
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Revista Brasileira de Geomorfologia
Citação: QUEIROZ, Pedro Henrique Balduino; PINHEIRO, Lidriana de Souza; CAVALCANTE, Andrea Alemida, TRINDADE, José Manuel do Rosário.Caracterização multitemporal de barras e ilhas fluviais no baixo curso do rio Jaguaribe, Ceará. Revista Brasileira de Geomorfologia, Curitiba, v. 19, p. 169-188, 2018.
Resumo: Este estudo trata da caracterização multitemporal de barras e ilhas fluviais no baixo curso do rio Jaguaribe, particularmente no segmento a jusante da barragem do açude Castanhão, em anos secos e chuvosos. Metodologicamente, recorreu-se à determinação de anos-padrão secos e chuvosos, à utilização das ferramentas de sensoriamento remoto, através do uso de fotografias aéreas, imagens de satélite e softwares de geoprocessamento, para o mapeamento das diferentes tipologias de barras e ilhas fluviais. Os resultados indicaram que, embora haja especificidades nos dados morfológicos de quantidade e área para as diferentes tipologias de barras fluviais e ilhas, em geral, a formação destas feições reflete as variações de vazão no baixo curso do rio Jaguaribe, como comprovam os dados do coeficiente de correlação linear de Pearson e do coeficiente de determinação. Ou seja, nos anos considerados secos, observou-se uma redução das feições devido à ausência de fluxos significativos para promover o transporte de sedimentos, ao passo que, em anos chuvosos, verificou-se um incremento de barras fluviais, sobretudo pela ação cíclica dos processos erosivos e sedimentares, que promoveram a distribuição e redistribuição dos sedimentos no canal. Em adição, verificou-se que a correlação é mais expressiva quando se considera a posição da barra no canal (lateral ou central), em detrimento da forma/geometria (pontal), cuja formação está diretamente associada a outros fatores geomorfológicos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58137
ISSN: 2336-5664
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_phbquieroz.pdf3,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.