Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58115
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Antônio Wagner Chacon-
dc.contributor.authorSilva, Claudia Camila Sousa-
dc.date.accessioned2021-04-30T22:52:57Z-
dc.date.available2021-04-30T22:52:57Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSILVA, Claudia Camila Sousa. O combate às fake news por graduandos em Biblioteconomia. Orientador: Antônio Wagner Chacon Silva. 2021. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Curso de Graduação em Biblioteconomia, Departamento de Ciências da Informação, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58115-
dc.description.abstractThis research aims to seek a better understanding of the behavior of students in the last semester of the Libraryscience course at the Federal University of Ceará regarding the checking of news. Since this is a possible área of expertise for the librarian, we sought to analyze whether students already have the habit of checking doubt full news. The research is descriptive and has a quantitative and qualitative approach. The data collection procedure was performed using a questionnaire formulated using the Google Forms platform. The results show that students are attentive to the signs of possible false news and, although they know some sites that carry out news checking, few of these options are used. The result is positive, because, in the majority, students tend to check the information that seems doubtful in addition to having the habit of alerting people who share such information.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFake newspt_BR
dc.subjectAlunos de biblioteconomiapt_BR
dc.subjectChecagem de notíciaspt_BR
dc.titleO combate às fake news por graduandos em Biblioteconomiapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa tem como objetivo buscar uma compreensão melhor sobre o comportamento dos estudantes do último semestre do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará a respeito da checagem de notícias. Visto que essa é uma possível área de atuação do bibliotecário, buscou-se analisar se os alunos já possuem o hábito de verificar notícias duvidosas. A pesquisa é de natureza descritiva e possui abordagem quanti-qualitativa. O procedimento de coleta de dados se deu pelo uso de um questionário formulado através da plataforma GoogleForms. Os resultados apontam que os alunos estão atentos aos sinais de uma possível notícia falsa e, embora conheçam alguns sites que realizam checagem de notícias, poucas dessas opções são utilizadas.O resultado é positivo, pois, em sua maioria, os alunos costumam verificar informações que pareçam duvidosas além de ter o costume de alertar pessoas que compartilham tal informação.pt_BR
Aparece nas coleções:BIBLIOTECONOMIA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_tcc_ccssilva.pdf904,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.