Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58111
Tipo: | TCC |
Título : | Design thinking como estratégia de inovação em biblioteca escolar |
Autor : | Pereira, Ana Karine Mariano |
Tutor: | Guerra, Maria Aurea Montenegro Albuquerque |
Palabras clave : | Design Thinking;Inovação;Biblioteca escolar |
Fecha de publicación : | 2020 |
Citación : | PEREIRA, Ana Karine Mariano. Design thinking como estratégia de inovação em biblioteca escolar. Orientadora: Maria Aurea Montenegro Albuquerque Guerra. 2020. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Curso de Graduação em Biblioteconomia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. |
Resumen en portugués brasileño: | Investigar o uso do design thinking na promoção de serviços e produtos na biblioteca escolar constitui-se como temática desta pesquisa, cujo objetivo é analisar o design thinking em sua estrutura e forma de aplicação em biblioteca escolar, identificando a relação entre inovação e biblioteca escolar, averiguando sua aplicabilidade e verificando o entendimento que os bibliotecários têm sobre o tema. Em relação à metodologia utilizou-se o método de pesquisa do tipo exploratória, embasada em uma pesquisa bibliográfica com o intuito de adentrar na temática da pesquisa. Como instrumento de coleta de dados, produziu-se um roteiro de entrevista a fim de dialogar com os bibliotecários do Brasil, mais especificamente os que fizeram uso do design thinking. Os dados obtidos por meio da entrevista foram analisados e interpretados a luz do referencial teórico desta pesquisa. Os resultados demonstram que o uso desta abordagem inovadora se mostra eficiente e eficaz trazendo benefícios para toda a unidade de informação, como o fortalecimento do espírito de equipe e melhores produtos e serviços oferecidos aos usuários. Conclui-se que a aplicabilidade do design thinking se estende a qualquer ambiente de trabalho e os bibliotecários devem se beneficiar do uso de tal metodologia. |
Abstract: | Investigating the use of design thinking in the promotion of services and products in the school library is the theme of this research, whose objective is to analyze design thinking in its structure and form of application in the school library, identifying the relationship between innovation and the school library, investigating its applicability and verifying the understanding that librarians have on the subject. Regarding the methodology, the exploratory research method was used, based on a bibliographic research in order to enter the research theme. As an instrument of data collection, an interview script was produced in order to dialogue with librarians in Brazil, more specifically those who used design thinking. The data obtained through the interview were analyzed and interpreted in the light of the theoretical framework of this research. The results demonstrate that the use of this innovative approach proves to be efficient and effective, bringing benefits to the entire information unit, such as the strengthening of team spirit and better products and services offered to users. We conclude that the applicability of design thinking extends to any work environment and that librarians should benefit from the use of such methodology. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58111 |
Aparece en las colecciones: | BIBLIOTECONOMIA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_tcc_akmpereira.pdf | 1,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.