Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58101
Tipo: Artigo de Evento
Título : Síntese dos resultados das pesquisas mercadológicas realizadas em cidades brasileiras sobre as necessidades dos clientes do mercado imobiliário
Autor : Freitas, Ana Augusta Ferreira de
Heineck, Luiz Fernando Mählmann
Teixeira, Marcelo da Costa
Palabras clave : Consumidores - Preferência;Pesquisa de mercado;Mercado imobiliário;Construção habitacional;Indicadores de mercado;Segmentação de mercado
Fecha de publicación : 2006
Citación : FREITAS, Ana Augusta Ferreira de; HEINECK, Luiz Fernando Mählmann; TEIXEIRA, Marcelo da Costa. Síntese dos resultados das pesquisas mercadológicas realizadas em cidades brasileiras sobre as necessidades dos clientes do mercado imobiliário. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, XI., 23 a 25 ago. 2006, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Anais[...] Florianópolis, Santa Catarina, 2006.
Resumen en portugués brasileño: Nos últimos dez anos, institutos de pesquisa ligados a diversas universidades do país vêm conduzindo estudos de mercado no sentido de avaliar as necessidades dos clientes que procuram comprar imóveis. Neste sentido, o objetivo deste estudo é formular uma síntese dos resultados de algumas destas pesquisas, baseando-se em um banco de dados formado por cerca de 3000 famílias que procuravam comprar um imóvel nas cidades de Belém, Blumenau, Caxias, Natal, Recife, Florianópolis, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Maria e Vitória. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como descritiva e o instrumento de coleta de dados foi o questionário estruturado utilizado em entrevistas pessoais. Uma análise geral destas informações mostra uma população relativamente homogênea em termos da importância dada aos diversos atributos possíveis de influenciarem a escolha final. Além disto, defende-se que, na definição do projeto arquitetônico, é necessária uma análise de segmentação prévia para definição de características habitacionais mais específicas valorizadas por grupos de consumidores. Os rumos da pesquisa na área e seu impacto na prática de marketing de incorporadores imobiliários são finalmente discutidos.
Abstract: In the last ten years, research institutes linked to several universities of the country are leading market studies in order to evaluating the customers' needs that try to buy immobile. Thus, the objective of this study is to formulate a synthesis of the results of some of these researches, basing on a database formed for about 3000 families that tried to buy a house in the cities of Belém, Blumenau, Caxias, Christmas, Recife, Florianópolis, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Maria and Vitória. The methodology of the research is characterized as descriptive and the instrument of collection of data was the structured questionnaire used in personal interviews. A general analysis of these information display a population relatively homogeneous in terms of the importance given to the several possible attributes that could influence the final choice. Besides, it is important that in the definition of the architectural project, it is necessary an analysis of previous segmentation for definition of more specific habitational characteristics valued by consumers' groups. Future research guidelines are discussed as such market data has been of little use by real estate developers
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58101
Aparece en las colecciones: DECC - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2006_eve_aaffreitas.pdf329,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.