Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58078
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorViana, Tânia Vicente-
dc.contributor.authorSales, Jefferson Falcão-
dc.date.accessioned2021-04-29T15:32:25Z-
dc.date.available2021-04-29T15:32:25Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSALES, Jefferson Falcão. Avaliação da aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo no Ensino Superior: estudo de caso na Universidade Federal do Ceará. Orientadora: Tânia Vicente Viana. 2021. 133 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58078-
dc.description.abstractThe assessment of learning aimed at students with Autism Spectrum Disorder is configured as a component of significant relevance in the successful inclusion of this student. The present thesis hypothesizes that an authentic assessment of formative learning for university autists needs to consider the unique cognitive, behavioral, emotional and sensory condition of each student from the perspective of the disorder. This formative assessment with an inclusive perspective, in addition to diagnosis, must have a prognostic character, in order to predict what skills and competences the autistic student can more easily develop in the face of his study hyperfocuses. Evaluation principles without analytical depth can result in systemic demotivation in those involved in the inclusion process. The effective implementation of the inclusion of autistic university students is conditioned to the overcoming of retrograde evaluative conceptions, which do not suggest, nor allow an understanding of the different styles of the learning condition, much less consider the process of regulation of learning. The present research had as a general objective to carry out an investigation of the learning assessment practice for students with Autism Spectrum Disorder (ASD) enrolled in the undergraduate courses in Physiotherapy, Literature and Pedagogy at the Federal University of Ceará. Specifically, it was intended: i) to know the difficulties experienced by students, teachers and coordinators in assessing the learning of students with ASD; ii) identify the accessibility conditions related to the evaluation practices; iii) gather contributions from students, teachers and coordinators for an inclusive practice of learning assessment. To this end, a qualitative research was carried out, in the form of a case study. For data collection, semi-structured interviews were used. A content analysis of the collected data was carried out. The sample consisted of: four students with ASD; a course coordinator and six teachers, making a total of eleven subjects. The results revealed that the adaptations made to evaluate the student with ASD are incipient. The difficulties refer to the lack of teacher training on the TEA, the lack of adequacy of the assessments to the autistic condition, the superficial communication between those responsible for the inclusion of the autistic, and the lack of a greater awareness on the subject. The suggestions point to the application of more individualized assessments, a better institutional exchange and the implementation of a teacher training program.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.subjectAprendizagem - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes universitários com deficiênciapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo no Ensino Superior: estudo de caso na Universidade Federal do Cearápt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrA avaliação da aprendizagem dirigida aos discentes com Transtorno do Espectro do Autismo se configura como componente de significativa relevância no êxito da inclusão desse alunado. A tese ora sob relato configura a hipótese de que uma autêntica avaliação da aprendizagem formativa para os autistas universitários precisa considerar a condição singular cognitiva, comportamental, emocional e sensorial de cada aluno na perspectiva do transtorno. Essa avaliação formativa com perspectiva inclusiva, além de ser diagnóstica, deve ter caráter prognóstico, no sentido de antever que habilidades e competências o aluno autista desenvolve mais facilmente em relação aos seus hiperfocos de estudo. Princípios avaliativos desprovidos de profundidade analítica são passíveis de resultar numa desmotivação sistêmica nos envolvidos no processo de inclusão. A efetivação, a contento, da inclusão de universitários autistas está condicionada à superação de concepções avaliativas retrógradas, que não sugerem, tampouco permitem uma compreensão dos distintos estilos da condição de aprendente, muito menos considera o processo de regulação das aprendizagens. Esta demanda acadêmica stricto sensu teve como objetivo geral realizar uma investigação da prática de avaliação da aprendizagem destinada aos alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) matriculados nos cursos de graduação em Fisioterapia, Letras e Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. Especificamente, intencionou-se: i) conhecer as dificuldades vivenciadas por alunos, professores e coordenadores na avaliação da aprendizagem de alunos com TEA; ii) identificar as condições de acessibilidade referentes às práticas avaliativas; iii) reunir contribuições de alunos, professores e coordenadores para uma prática inclusiva de avaliação de aprendizagem. Com esse desiderato, foi realizada uma busca de cariz qualitativo, na configuração estudo de caso. Para a coleta de dados, recorreu-se à entrevista semiestruturada, tendo sido, também, efetivada uma análise de conteúdo dos indicadores recolhidos. A amostra foi composta por: quatro alunos com TEA; um coordenador de curso e seis professores, perfazendo um total de onze sujeitos. Os resultados revelaram que as adaptações realizadas para avaliar o aluno com TEA são incipientes. As dificuldades se referem à: inexistência de formação docente sobre o TEA; falta de adequação das avaliações à condição autista; comunicação superficial entre os responsáveis pela inclusão dos autistas; e falta de maior sensibilização sobre o tema. As sugestões apontam para aplicação de avaliações mais individualizadas, um melhor intercâmbio institucional e a implementação de um programa de formação docente.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_tese_jfsales.pdf3,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.