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Tipo: Artigo de Periódico
Título : Modelo de retroalimentação do processo de projeto a partir de informações sobre satisfação de clientes
Título en inglés: Model for feeding back client satisfaction information into the design process
Autor : Sampaio, Juliana Carvalho Schlachter
Romcy, Neliza Maria e Silva
Sombra, Paula Lima
Barros Neto, José de Paula
Palabras clave : Ferramentas;Projeto;Retroalimentação;Satisfação
Fecha de publicación : 2011
Editorial : Ambiente Construído
Citación : SAMPAIO, J. C. S. et al. Modelo de retroalimentação do processo de projeto a partir de informações sobre satisfação de clientes. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 11, n. 4, p. 129-149, out./dez. 2011.
Resumen en portugués brasileño: Alguns incorporadores imobiliários, para ter uma retroalimentação acerca de seus empreendimentos, têm coletados dados em avaliações de satisfação de clientes. Porém, com freqüência estes dados não são utilizados sistematicamente na retroalimentação durante a gestão de novos projetos. A literatura aponta a importância uma efetiva retro-alimentação a partir destas avaliações, pois, dessa forma, os projetistas poderão gerar mais valor para o usuário final. Esta pesquisa tem como objetivo propor um modelo teórico de análise dos dados oriundos de avaliações de satisfação, para aumentar a eficácia da retroalimentação do processo de projeto. A pesquisa teve um caráter qualitativo e dividiu-se em quatro etapas: análise das ferramentas; adaptação dessas ferramentas; teste do modelo; e aplicação prática do modelo.
Abstract: Some buiding developers, in order to have a feedback of their projects, have used collected data in client satisfaction evaluations. However, such data are rarely used in a systematic way for feeding back the management of new projects. The literature points out the importance of an effective feedback from those evaluations, so that designers can generate more value for the final client. The objective of this research work is to propose a theoretical model for processing data collected in client satisfaction evaluations, with the aim of improving the effectiveness of the feedback into the design process. This investigation had a qualitative character, and was divided into main stages: analysis of tools, adaptation of tools, model testing, and model practical application.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5801
ISSN : 1678-8621
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DECC - Artigos publicados em revistas científicas

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