Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58018
Type: | Dissertação |
Title: | Acessibilidade informacional para músicos com deficiência visual |
Authors: | Marinho, Michele Maia Mendonça |
Advisor: | Cavalcante, Lidia Eugenia |
Keywords: | Acessibilidade informacional;Musicografia Braille;Partitura em Braille;Pessoas com deficiência visual |
Issue Date: | 2021 |
Citation: | MARINHO, Michele Maia Mendonça. Acessibilidade informacional para músicos com deficiência visual. Orientadora: Lidia Eugenia Cavalcante. 2021. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O estudo trata da acessibilidade informacional de músicos com deficiência visual no âmbito da musicografia, mediante o uso de partituras em Braille e tem como problematização de que modo ocorre o comportamento informacional dos músicos cegos dos cursos de Música em Fortaleza - Ceará para acessar a informação musical que necessitam no âmbito de sua formação? Quais são as ações dos cursos de Música e das bibliotecas que atendem a esses cursos, em relação à mediação da informação musical e da acessibilidade? O objetivo geral da pesquisa foi analisar como acontece a acessibilidade informacional para os estudantes com deficiência visual em cursos de Música na cidade de Fortaleza - Ceará, mais especificamente em relação ao acesso e uso das partituras em Braille. Os objetivos específicos foram: mapear instituições cearenses dedicadas a esse público e que possuam partituras em Braille; identificar usuários reais e potenciais da partitura em Braille e estudar de que modo ocorre o comportamento informacional das pessoas com DV em relação à informação musical; averiguar como ocorre a mediação da informação no ensino-aprendizagem, na adaptação de materiais para se chegar à leitura de partituras pelos usuários; e, por fim, verificar as estratégias de atuação das bibliotecas com relação à acessibilidade informacional de pessoas cegas. Apresenta estudo empírico realizado em quatro instituições educacionais: Universidade Federal do Ceará, Universidade Estadual do Ceará, Instituto Hélio Góes – Sociedade de Assistência aos Cegos e Conservatório de Música Alberto Nepomuceno. É uma pesquisa de cunho qualitativo, de caráter exploratório, que parte inicialmente de pesquisa bibliográfica e documental para composição de um corpus teórico. Na parte empírica da pesquisa, utilizou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada, realizada com estudantes com deficiência visual do curso de Música da UFC. A referida entrevista se embasou no Modelo de Comportamento de Busca por Informação de Wilson, de 1981 e 1996. Os dados apontaram que esta pesquisa, contribui com a temática da acessibilidade e da inclusão, bem como com a realização de estudos acadêmicos no campo da deficiência visual. |
Abstract: | The study deals with the informational accessibility of musicians with visual impairments in the scope of musicography, through the use of sheet music in Braille and has as a question how the informational behavior of blind musicians from Music courses in Fortaleza - Ceará occurs to access musical information they need in the context of their training? What are the actions of Music courses and libraries that attend these courses, in relation to the mediation of musical information and accessibility? The general objective of the research was to analyze how informational accessibility happens to students with visual impairments in Music courses in the city of Fortaleza - Ceará, more specifically in relation to the access and use of the Braille scores. The specific objectives were: to map Ceará institutions dedicated to this public and that have Braille scores; identify real and potential users of the score in Braille and study how the informational behavior of people with DV in relation to musical information occurs; to investigate how mediation of information occurs in teaching-learning, in the adaptation of materials to reach the reading of scores by users; and, finally, to verify the libraries' strategies of action in relation to the informational accessibility of blind people. It presents an empirical study carried out in four educational institutions: Federal University of Ceará, State University of Ceará, Hélio Góes Institute - Society for Assistance to the Blind and Alberto Nepomuceno Music Conservatory. It is a qualitative research, with an exploratory character, which initially starts with bibliographic and documentary research to compose a theoretical corpus. In the empirical part of the research, the semi-structured interview was used as a data collection instrument, conducted with visually impaired students from the UFC Music course. This interview was based on Wilson's Information Search Behavior Model, from 1981 and 1996. The data showed that this research contributes to the theme of accessibility and inclusion, as well as academic studies in the field of disability visual. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58018 |
Appears in Collections: | PPGCI - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021_dis_mmmmarinho.pdf | 1,45 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.