Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58003
Tipo: Resumo
Título : Conhecendo a Estação Central de Milão: uma prática com uso de tecnologias digitais nas aulas da Casa de Cultura Italiana da Universidade Federal do Ceará
Autor : Carneiro, Leandro Vidal
Mesquita, Livia de Lima
Palabras clave : Língua italiana - Estudo e ensino;Tecnologia e educação;Aprendizagem ativa;Estratégias de aprendizagem
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Universidade Federal do Ceará
Citación : CARNEIRO, Leandro Vidal; MESQUITA, Livia de Lima. Conhecendo a Estação Central de Milão: uma prática com uso de tecnologias digitais nas aulas da Casa de Cultura Italiana da Universidade Federal do Ceará. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumen en portugués brasileño: Neste trabalho, relatamos uma prática didática realizada em laboratório, na qual fizemos uso das tecnologias da informação e da comunicação (TIC), para as turmas do primeiro semestre do curso básico de italiano da Casa de Cultura Italiana (CCI) no período 2016.1. Essa atividade procurou dialogar com o percurso proposto pelo livro didático utilizado nesse curso, Nuovo Progetto Italiano 1 (EDILINGUA, 2015), que dedica um capítulo aos meios de transporte público italianos, em particular aos trens, uma vez que a rede ferroviária italiana é uma das maiores do mundo, configurando-se, pois, um marca cultural dessa sociedade. O deslocamento pelas estações e o uso dos trens italianos é uma práxis bastante peculiar, muito pouco parecida com a brasileira. A presença desse percurso em um curso de italiano como língua estrangeira justifica-se com o posicionamento de Mezzadro (2003), para quem a competência comunicativa, meta de todo curso de língua, é um conjunto de outras competências, entre as quais a linguística, a paralinguística, a pragmática e a sociocultural. A atividade constou de reconhecimento e deslocamento dentro da Estação Central de Milão, por meio das ferramentas do Google Street View, simulação de compra de bilhetes no site oficial da Trenitalia, com apresentação de material autêntico, compreensão oral, com áudio autêntico, de anúncios de chegada e partida de trens na estação, seguida de exercícios de cloze, de leitura oral e caminhada, simulada, às plataformas da estação, à espera trens confirmados nos bilhetes. A inserção de docentes e discentes em um novo ambiente de aprendizagem, o laboratório de informática, com o objetivo de construir o conhecimento sobre uma práxis da cultura italiana, configura-se como o descortinar de novos horizontes no ensino de italiano na CCI.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58003
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_lvcarneiro.pdf71,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.