Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58003
Tipo: | Resumo |
Título: | Conhecendo a Estação Central de Milão: uma prática com uso de tecnologias digitais nas aulas da Casa de Cultura Italiana da Universidade Federal do Ceará |
Autor(es): | Carneiro, Leandro Vidal Mesquita, Livia de Lima |
Palavras-chave: | Língua italiana - Estudo e ensino;Tecnologia e educação;Aprendizagem ativa;Estratégias de aprendizagem |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | CARNEIRO, Leandro Vidal; MESQUITA, Livia de Lima. Conhecendo a Estação Central de Milão: uma prática com uso de tecnologias digitais nas aulas da Casa de Cultura Italiana da Universidade Federal do Ceará. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Resumo: | Neste trabalho, relatamos uma prática didática realizada em laboratório, na qual fizemos uso das tecnologias da informação e da comunicação (TIC), para as turmas do primeiro semestre do curso básico de italiano da Casa de Cultura Italiana (CCI) no período 2016.1. Essa atividade procurou dialogar com o percurso proposto pelo livro didático utilizado nesse curso, Nuovo Progetto Italiano 1 (EDILINGUA, 2015), que dedica um capítulo aos meios de transporte público italianos, em particular aos trens, uma vez que a rede ferroviária italiana é uma das maiores do mundo, configurando-se, pois, um marca cultural dessa sociedade. O deslocamento pelas estações e o uso dos trens italianos é uma práxis bastante peculiar, muito pouco parecida com a brasileira. A presença desse percurso em um curso de italiano como língua estrangeira justifica-se com o posicionamento de Mezzadro (2003), para quem a competência comunicativa, meta de todo curso de língua, é um conjunto de outras competências, entre as quais a linguística, a paralinguística, a pragmática e a sociocultural. A atividade constou de reconhecimento e deslocamento dentro da Estação Central de Milão, por meio das ferramentas do Google Street View, simulação de compra de bilhetes no site oficial da Trenitalia, com apresentação de material autêntico, compreensão oral, com áudio autêntico, de anúncios de chegada e partida de trens na estação, seguida de exercícios de cloze, de leitura oral e caminhada, simulada, às plataformas da estação, à espera trens confirmados nos bilhetes. A inserção de docentes e discentes em um novo ambiente de aprendizagem, o laboratório de informática, com o objetivo de construir o conhecimento sobre uma práxis da cultura italiana, configura-se como o descortinar de novos horizontes no ensino de italiano na CCI. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58003 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_lvcarneiro.pdf | 71,67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.