Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57901
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPinheiro, Lucas Rodrigues-
dc.contributor.authorViana Junior, Mario Martins-
dc.date.accessioned2021-04-22T11:45:21Z-
dc.date.available2021-04-22T11:45:21Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Lucas Rodrigues; VIANA JUNIOR, Mario Martins. Movimento dos cursinhos pré-vestibulares: o Projeto Novo Vestibular no novo contexto educacional. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57901-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDemocratização da educaçãopt_BR
dc.subjectAcesso à Educação Superiorpt_BR
dc.subjectProjeto Novo Vestibularpt_BR
dc.titleMovimento dos cursinhos pré-vestibulares: o Projeto Novo Vestibular no novo contexto educacionalpt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrApesar de todas as modificações e das tentativas de democratização, por meio de programas como as cotas, o ENEM, a ampliação das vagas e outros projetos que ocorreram nos últimos vinte anos, o acesso ao ensino superior gratuito ainda é, para muitos, um sonho muito difícil de ser alcançado. O Projeto Novo Vestibular (PNV), fundado pelo Centro Acadêmico Frei Tito de Alencar (CAFTA), em 1986, é um cursinho que surgiu no contexto contraditório do sistema educacional, durante as décadas de 1970-2000. Vimos uma intensificação do setor privado no ensino superior. Politicas mercantilistas e neoliberais acabaram sucateando e minando uma atuação maior da Universidade Pública, apesar de toda uma politica de expansão da nesses últimos quinze anos (2000-2015), temos em contrapartida uma expansão fortíssima do ensino privado com o financiamento publico. Dentro desse contexto, o Projeto Novo Vestibular vêm na tentativa de democratização do ensino superior, de forma horizontal e na construção de um pensamento crítico. Hoje, o projeto possui mais de vinte bolsistas e atende anualmente mais de 500 estudantes. Durante as três décadas de existência do Projeto Novo Vestibular, estipula-se que foram mais de 40000 pessoas atingidas indiretamente pelas ações do programa. Os projetos de extensão são de grande importância não apenas para a formação dos (as) estudantes universitários (as), mas também de ampliação das atividades da Universidade para toda a sociedade.pt_BR
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_lrpinheiro.pdf70,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.