Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57901
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pinheiro, Lucas Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Viana Junior, Mario Martins | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-22T11:45:21Z | - |
dc.date.available | 2021-04-22T11:45:21Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | PINHEIRO, Lucas Rodrigues; VIANA JUNIOR, Mario Martins. Movimento dos cursinhos pré-vestibulares: o Projeto Novo Vestibular no novo contexto educacional. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57901 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Democratização da educação | pt_BR |
dc.subject | Acesso à Educação Superior | pt_BR |
dc.subject | Projeto Novo Vestibular | pt_BR |
dc.title | Movimento dos cursinhos pré-vestibulares: o Projeto Novo Vestibular no novo contexto educacional | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Apesar de todas as modificações e das tentativas de democratização, por meio de programas como as cotas, o ENEM, a ampliação das vagas e outros projetos que ocorreram nos últimos vinte anos, o acesso ao ensino superior gratuito ainda é, para muitos, um sonho muito difícil de ser alcançado. O Projeto Novo Vestibular (PNV), fundado pelo Centro Acadêmico Frei Tito de Alencar (CAFTA), em 1986, é um cursinho que surgiu no contexto contraditório do sistema educacional, durante as décadas de 1970-2000. Vimos uma intensificação do setor privado no ensino superior. Politicas mercantilistas e neoliberais acabaram sucateando e minando uma atuação maior da Universidade Pública, apesar de toda uma politica de expansão da nesses últimos quinze anos (2000-2015), temos em contrapartida uma expansão fortíssima do ensino privado com o financiamento publico. Dentro desse contexto, o Projeto Novo Vestibular vêm na tentativa de democratização do ensino superior, de forma horizontal e na construção de um pensamento crítico. Hoje, o projeto possui mais de vinte bolsistas e atende anualmente mais de 500 estudantes. Durante as três décadas de existência do Projeto Novo Vestibular, estipula-se que foram mais de 40000 pessoas atingidas indiretamente pelas ações do programa. Os projetos de extensão são de grande importância não apenas para a formação dos (as) estudantes universitários (as), mas também de ampliação das atividades da Universidade para toda a sociedade. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_lrpinheiro.pdf | 70,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.