Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57892
Tipo: Resumo
Título : Oficinas de comunicação - promovendo o diálogo e a cidadania em escolas públicas
Autor : Veras, Lia Mota
Benevenuto, Emilly
Dantas, Taciana
Sampaio, Ines Silvia Vitorino
Palabras clave : Meios de comunicação e educação;Comunicação - Aspectos sociológicos;Projeto TVez
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Universidade Federal do Ceará
Citación : VERAS, Lia Mota; BENEVENUTO, Emilly; DANTAS, Taciana; SAMPAIO, Ines Silvia Vitorino. Oficinas de comunicação - promovendo o diálogo e a cidadania em escolas públicas. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumen en portugués brasileño: O Projeto TVez: Oficinas de comunicação para a cidadania, vinculado ao Programa de Extensão TVez - Educação para o uso crítico da mídia e criado em 2005 na Universidade Federal do Ceará, tem como objetivo realizar oficinas de comunicação, contemplando tanto a dimensão técnica como ética e sociocultural que a envolve. No decorrer deste último ano, o TVEZ se fez presente nas escolas Marcelino Champagnhat, E.E.F.M. Walter de Sá Cavalcante, Liceu de Caucaia, Cuca Jangurussu, etc realizando oficinas de fanzine, audiovisual, fotografia, etc. No contexto em que se realizaram Ocupações nas escolas de Fortaleza, também foram feitas oficinas de audiovisual e sobre a democratização da comunicação em algumas das escolas. As atividades foram coordenadas por integrantes do programa vinculados à vários cursos da UFC, tais como estudantes de comunicação, psicologia, cinema e audiovisual , sistemas e mídias digitais — essa interconexão entre professores e estudantes de diversas áreas permite trazer discussões qualificadas sobre o uso das mídias no cotidiano escolar e analisar como esses meios de comunicação são utilizados como recurso didático, como objeto de análise e como forma de expressão. As oficinas foram desenvolvidas com professores e estudantes, sempre procurando promover uma relação de diálogo entre os envolvidos e valorizando seus saberes. Do ponto de vista metodológico, as oficinas integraram falas expositivas, rodas de conversas e produção colaborativa de materiais de comunicação, tendo em vista os objetivos de promover uma apropriação crítica dos dispositivos e narrativas midiáticas. Após a realização das oficinas, identificamos que alguns dispositivos, como o fanzine, foram incorporados em atividades no espaço escolar permitindo professores e estudantes produzirem seus próprios conteúdos de acordo com a realidade da escola. Os processos em cada um desses espaços foram singulares, havendo maior apropriação dos conteúdos das oficinas em algumas escolas do que em outras.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57892
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_lmveras.pdf71,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.