Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57853
Tipo: Artigo de Evento
Título: Proposta de criação de um sistema de espaços móveis
Autor(es): Girão, Paula Lima Sombra
Lima, Marcondes Araújo
Palavras-chave: Arquitetura móvel;Transporte;Sustentabilidade
Data do documento: 2010
Citação: GIRÃO, Paula Lima Sombra; LIMA, Marcondes Araújo. Proposta de criação de um sistema de espaços móveis. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, XIII., 6 a 8 out. 2010, Canela, Rio Grande do Sul, Brasil. Anais[...] Canela, Rio Grande do Sul, 2010.
Resumo: Nas cidades, vias impermeabilizadas juntam-se aos passeios e demais pavimentações do solo, que, multiplicadas às construções, formam uma crosta sólida, impermeável, de considerável efeito de aquecimento sobre o clima da Terra. Nota-se a irracionalidade dessa prática, as influências microclimáticas já monitoradas, formando ilhas de calor, com altos custos energéticos e ambientais. Soma-se a essa realidade o fato de a arquitetura não ter conseguido se adequar à forte dinâmica das cidades contemporâneas. Pelo fato de as construções pretenderem-se eternas e imutáveis, grandes desperdícios são gerados devido às reformas e adaptações necessárias para a adequação a novos usos. Assim, o presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de contribuir para a mudança dessa realidade. Metodologicamente, reúne conteúdos e métodos de campos multidisciplinares, Design, Arquitetura, Urbanismo, Engenharia, Transporte e Energia. Partiu-se da observação e análise da problemática da arquitetura convencional, fixa, e as condições ambientais urbanas das cidades contemporâneas, com recorte espacial e temporal da cidade de Fortaleza – CE na atualidade. Com base nessa análise, objetivou-se propor melhorias e solução para essa conjuntura através de um sistema de arquitetura móvel, fundamentado em novos paradigmas, resultado de uma pesquisa em Arquitetura e Design. Propõe-se, assim, um sistema de abrigos arquitetônicos e estruturas urbanas que modifica a maneira de experimentar a produção e uso do espaço individual, coletivo e público. Os resultados se apresentam como propostas de intervenção específicas na capital cearense, tendo como aplicação três projetos, representativos do sistema proposto. Além do caráter teórico, concluiu-se que as intervenções se complementam e possuem grande potencial de consagrar o sistema de arquitetura móvel como uma forma mais sustentável de assentamento humano, promovendo uma nova maneira de viver nas cidades, menos danosa ao meio ambiente, e, ao mesmo tempo, atendendo aos anseios e demandas da vida contemporânea.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57853
Aparece nas coleções:DECC - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_eve_plsgirão.pdf846,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.