Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57840
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Marcos Antônio Araújo-
dc.contributor.authorSoares, Mateus Iago Dias-
dc.date.accessioned2021-04-19T20:17:58Z-
dc.date.available2021-04-19T20:17:58Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSOARES. M. I. D. As dificuldades encontradas para se ministrar aulas remotas de Física para alunos de escola pública devido a pandemia do Covid-19. 2021. 45 f. Monografia (Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57840-
dc.description.abstractFaced with the challenges and difficulties encountered by physics teachers to teach classes in emergency remote education in public schools; in this literature review work, a brief history about the pandemic context due to Covid-19 was presented. A distinction was made between remote education and distance education, the challenges and difficulties to teach remote classes in public schools were presented, which prepared the difficulties of transposing the didactic-pedagogical and methodological aspects of the classroom into the remote environment, as well as the difficulties of adaptation faced by teachers and students in the pandemic period and the characteristics and challenges of emergency remote education. It was also presented about the characteristics, challenges and positions of the teacher to make use of didactic-pedagogical methodologies and practices in the remote environment for the teaching of physics in the public school, as well as the methodologies, techniques and didactic resources for the teaching of physics. It was also presented on some teaching-learning methodologies that can be extremely useful for application in the context of remote physics teaching and allow to develop an increasingly appropriate learning. They are: micro-learning methodology, inverted classroom, Peer-to-peer instruction, simulations and computational modeling, as well as a proposal for an active methodology for the development of high-level autonomous discovery learning that follows the step of an intellectual production, because allows students to develop their own learning in an original, reflective, exploratory and creative way. Finally, it was presented on the main ICT tools that can be explored by teachers in remote education for the teaching of physics.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino remoto emergencialpt_BR
dc.subjectEnsino de Física na pandemiapt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.titleAs dificuldades encontradas para se ministrar aulas remotas de Física para alunos de escola pública devido a pandemia do Covid-19pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrDiante dos desafios e dificuldades encontrados pelos professores de física para ministrar aulas no ensino remoto emergencial das escolas públicas; neste trabalho de revisão de literatura foi apresentado um breve histórico a respeito do contexto pandêmico em razão da Covid-19. Foi feito a distinção entre ensino remoto e EAD, apresentou-se os desafios e dificuldades para ministrar aulas remotas das escolas públicas o que inclui as dificuldades de transposição didático-pedagógica e metodológica da sala de aula para o ambiente remoto, bem como as dificuldades de adaptação enfrentadas pelos professores e alunos no período pandêmico e as características e desafios do ensino remoto emergencial. Foi apresentado também sobre as características, os desafios e posicionamentos do professor para fazer uso das metodologias e práticas didático-pedagógicas no ambiente remoto para o ensino de física na escola pública, assim com as metodologias, estratégias, técnicas e recursos didáticos para o ensino de física. Também foi apresentado algumas metodologias ativas de ensino-aprendizagem que podem ser extremamente úteis para aplicação no contexto do ensino remoto de física que permitem desenvolver uma aprendizagem cada vez mais significativa. São elas: metodologia da microaprendizagem, sala de aula invertida, Peer Instruction, simulações e modelagens computacionais, assim como uma proposta de metodologia ativa para o desenvolvimento da aprendizagem por descoberta autônoma de alto nível significativo que segue ao passo de uma produção intelectual, pois permite ao aluno desenvolver o próprio aprendizado de maneira original, reflexiva, explorativa e criativa. Por fim foi apresentado sobre as principais ferramentas TIC’s que podem ser exploradas pelos professores no ensino remoto para o ensino de física.pt_BR
Aparece nas coleções:COVID-19 - Trabalhos relacionados
FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_tcc_midsoares.pdf582,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.