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Type: Resumo
Title: Museu do Diabetes como ação educativa para produção e promoção de conhecimento à população de hábitos saudáveis (Liga Acadêmica de Diabetes FB.00.2003.AI.0)
Authors: Agostinho, Luana Menezes
Pinheiro, Débora Paiva
Mota, Eduardo Rodrigues
Monteiro, Luana Tayná de Oliveira
Pires, Neide Solange Conceição da Graça
Montenegro Junior, Renan Magalhaes
Keywords: Diabetes - Prevenção;Educação em saúde;Promoção da saúde;Museu do Diabetes
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: AGOSTINHO, Luana Menezes; PINHEIRO, Débora Paiva; MOTA, Eduardo Rodrigues; MONTEIRO, Luana Tayná de Oliveira; PIRES, Neide Solange Conceição da Graça; MONTENEGRO JUNIOR, Renan Magalhaes. Museu do Diabetes como ação educativa para produção e promoção de conhecimento à população de hábitos saudáveis (Liga Acadêmica de Diabetes FB.00.2003.AI.0). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Abstract in Brazilian Portuguese: MUSEU DO DIABETES COMO AÇÃO EDUCATIVA PARA PRODUÇÃO E PROMOÇÃO DE CONHECIMENTO À POPULAÇÃO DE HÁBITOS SAUDÁVEIS (Liga Acadêmica de Diabetes FB.00.2003.AI.0) INTRODUÇÃO O Diabetes Mellitus é um distúrbio metabólico crônico que representa um problema de saúde pública. Destaca-se a importância de políticas de saúde, ações educativas que promovam a compreensão da população sobre a patologia, consciência crítica e maior visibilidade do seu estado de saúde. OBJETIVOS Avaliar características de hábitos alimentares, atividade física e a prevalência de dislipidemias entre visitantes do “museu do Diabetes”. METODOLOGIA Estudo quantitativo e transversal, criado a partir de dados de questionários feitos pelos membros da Liga Acadêmica de Diabetes da Universidade Federal do Ceará (LAD–UFC) e aplicados aos 320 visitantes do Museu do Diabetes. O evento ocorreu nos dias 9 a 14 de Novembro de 2015 em um shopping de Fortaleza. FINANCIAMENTO próprio dos pesquisadores. RESULTADOS Dentre os entrevistados, apenas 4,2% eram Diabéticos, 11,8% tinham diagnóstico de Pré-Diabetes, 84,0% não eram Diabéticos. Quanto à alimentação saudável e à prática de atividades físicas, observou-se que apenas 6,8% dos visitantes consumiam frutas e legumes todos os dias da semana, enquanto que 33,4% não consumiam frutas e legumes em nenhum dia na semana. Quanto à atividade física, apenas 9,01% praticam todos os dias na semana. 100% dos visitantes acharam interessante a iniciativa do Museu e 60% dos presentes sabiam muito pouco sobre a doença, já 80% se julgam mais conscientes da doença depois da visita. CONCLUSÃO: O museu do Diabetes se mostrou uma estratégia interessante para atrair cidadãos sobre Diabetes e medidas de prevenção e cuidado. A maioria dos participantes negligenciam a prática regular de atividades físicas e principalmente a adoção de hábitos alimentares saudáveis. Torna-se necessário campanhas que objetivam a autonomia do indivíduo e intervenções educativas que promovam o autocuidado.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57836
Access Rights: Acesso Aberto
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