Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57751
Tipo: TCC
Título: As trajetórias formativas no aprendizado do violão: um estudo de caso no curso de música-licenciatura da Universidade Federal do Ceará, Campus Sobral
Autor(es): Silva Neto, Jonas Gomes da
Orientador: Oliveira, Marcelo Mateus de
Palavras-chave: Trajetórias formativas;Estudo de violão;Educação musical
Data do documento: 2020
Citação: SILVA NETO, J. G. (2020)
Resumo: O presente trabalho aborda as trajetórias formativas no aprendizado do violão dos alunos da Prática Instrumental Violão anteriores ao ingresso no curso de Música - Licenciatura da Universidade Federal do Ceará (UFC) ​Campus de Sobral. O objetivo central deste trabalho é conhecer, através do estudo de caso - tendo como ferramenta de coleta de dados um formulário virtual, os percursos formativos dos estudantes de violão anteriores ao ingresso no curso de Música UFC - ​Campus Sobral. Através deste conhecimento, propor as mudanças adaptativas necessárias, em conformidade com às características estudantis e realidade local. As trajetórias formativas identificadas são variadas e estão relacionadas a realidade do grupo pesquisado, tendo considerável influência da família e amigos a ponte de serem os principais motivados para o interesse no aprendizado do instrumento. Caracterizadas pelo estudo não formal, as trajetórias formativas dos participantes do presente trabalho aconteceram de forma autônoma, guiadas pelo ritmo e interesse de cada participante. Foi observada a carência de políticas públicas ativas que estimulem a implementação da educação musical no contexto escolar em contraste ao aumento do número de profissionais qualificados para atuar como professor de música dentro da escola básica. O violão por ser um instrumento de conhecida popularidade e de custo baixo pode ser usado como uma ponte entre as escolas regulares e o acesso a musicalização.
Abstract: The present work deals with the formative trajectories in the guitar learning of students of the Instrumental Guitar Practice prior to entering the Music course - Degree from the Federal University of Ceará (UFC) Campus of Sobral. The main objective of this work is to know, through the case study - using a virtual form as a data collection tool, the training courses of guitar students prior to entering the UFC Music course - Campus Sobral. Through this knowledge, propose the necessary adaptive changes, in accordance with student characteristics and local reality. The formative trajectories identified are varied and are related to the reality of the researched group, with considerable influence from family and friends in order to be the main motivators for the interest in learning the instrument. Characterized by the non-formal study, the training trajectories of the participants in the present work took place autonomously, guided by the pace and interest of each participant. There was a lack of active public policies that encourage the implementation of music education in the school context in contrast to the increase in the number of qualified professionals to act as a music teacher within the basic school. The guitar, being a popular and low-cost instrument, can be used as a bridge between regular schools and access to music.
Descrição: SILVA NETO, J. G. As trajetórias formativas no aprendizado do violão: um estudo de caso no curso de música-licenciatura da Universidade Federal do Ceará, Campus Sobral. 2020. 48f. Monografia (Graduação em Música - Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2020.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57751
Aparece nas coleções:MÚSICA - LICENCIATURA - SOBRAL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_tcc_jgsilvaneto.pdfSILVA NETO, J. G. As trajetórias formativas no aprendizado do violão: um estudo de caso no curso de música-licenciatura da Universidade Federal do Ceará, Campus Sobral. 2020. 48f. Monografia (Graduação em Música - Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2020.1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.