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dc.contributor.advisorMoreira, Carlos Américo Leite-
dc.contributor.authorMartins, Rosenete Pereira-
dc.date.accessioned2021-04-12T17:11:39Z-
dc.date.available2021-04-12T17:11:39Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationMARTINS, Rosenete Pereira. Avaliação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID no Instituto Federal do Ceará – Campus Acaraú. Orientador: Carlos Américo Leite Moreira. 2020. 106 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) – Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57681-
dc.description.abstractThe main objective of this research was to evaluate the institutional teaching initiation scholarship program - (Pibid) and its contributions to the training of undergraduate students at IFCE courses - Campus Acaraú. In this sense, it was decided to use Pibid as the object of study, as it is a program whose objectives are to encourage the training of teachers for basic education. The research adopted as an evaluative perspective the Assessment in Depth (RODRIGUES, 2008), where the analytical dimensions (context, content, policy trajectory, and temporal and territorial spectrum) were used. The approach was qualitative because this method offered greater interaction between the researcher and the research subjects. As for the objectives, the research had an exploratory and descriptive character. In the field, semi-structured interviews were used as a data collection instrument, which was applied to both area coordinators and program participants, in addition to this procedure, documentary research was used, which aimed to understand the nuances of structuring PIBID. In order to substantiate the study, the categories of analysis were adopted as a basis for support: neodevelopment; human capital theory; teacher training and the precariousness of teaching work. The results obtained showed what is deposited in the official records, the respondents' manifestations expressed a feeling of satisfaction for having been part of the program, shown through the actions experienced. In general, reports from both students and managers indicate that Pibid is important, not only because of the student's formative contributions but also because of the pedagogical contribution to basic education, since students take different methodological proposals to schools, ranging from against traditional teaching methods worked daily in public schools in the municipality. The evaluative perspective adopted in this dissertation revealed that PIBID is an important policy of incentive and qualification for teacher training, as it promotes the insertion of students in the school environment, which is the place for practical learning and for promoting the professional development of future teachers.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)pt_BR
dc.subjectPolítica pública - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.titleAvaliação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID no Instituto Federal do Ceará – Campus Acaraúpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa teve como objetivo principal, avaliar o programa institucional de bolsa de iniciação à docência - (Pibid) e suas contribuições para a formação dos licenciandos dos cursos do IFCE – Campus Acaraú. Nesse sentido, optou-se em utilizar como objeto de estudo o Pibid, por ser um programa cujo objetivos são de incentivo a formação de docentes para educação básica. A pesquisa adotou como perspectiva avaliativa a Avaliação em Profundidade (RODRIGUES, 2008), onde utilizou-se as dimensões analíticas (contexto, conteúdo, trajetória da política e espectro temporal e territorial). A abordagem foi do tipo qualitativa, esse método ofereceu maior interação entre pesquisador e os sujeitos da pesquisa. Quanto aos objetivos, a pesquisa teve caráter exploratório e descritivo. Em campo utilizou-se, como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada, as quais foram aplicadas, tanto aos coordenadores de área, quanto aos bolsistas participantes do programa, além desse procedimento, recorreu-se a pesquisa documental, que teve a finalidade de compreender as nuances da estruturação do PIBID. Com o propósito de fundamentar o estudo, adotou-se como base de sustentação as categorias de análise: neodesenvolvimentismo; teoria do capital humano; formação de professores e a precarização do trabalho docente. Os resultados obtidos evidenciaram o que está depositado nos registros oficiais, os manifestos dos entrevistados exteriorizaram um sentimento de satisfação por terem feito parte do programa, mostrado através das ações vivenciadas. De modo geral, os relatos, tanto dos alunos, quanto dos gestores indicam que o Pibid é importante, não só pelas contribuições formativas do estudante, mas pelo aporte pedagógico à educação básica, pois, os alunos levam às escolas propostas metodológicas diferenciadas que vão de encontro aos métodos tradicionais de ensino trabalhados diariamente nas escolas públicas do município. A perspectiva avaliativa adotada nessa dissertação, revelou que o PIBID é uma política importante de incentivo e qualificação à formação docente, pois promove a inserção dos alunos no ambiente escolar, que é o local de aprendizagem prático e de promoção do desenvolvimento profissional dos futuros professores.pt_BR
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